quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama é o novo Presidente dos EUA

O senador democrata fez história e torna-se assim o primeiro afro-americano na Casa Branca.
Barack Obama venceu em todas as frentes. Ultrapassou os 270 votos no colégio eleitoral, venceu mais estados e teve mais votos no total nacional.

De acordo com a CNN, o senador democrata bateu o senador republicano e obteve 338 grandes eleitores contra 163 de John McCain.

Barack Obama torna-se aos 47 anos o primeiro afro-americano a ser eleito Presidente dos Estados Unidos da América.

O senador democrata é o vencedor em 29 estados: Pensilvânia, Vermont, Massachussets, Connecticut, Nova Jérsia, Delaware, Maryland, District of Columbia, Maine, Illinois, Rhode Island, New Hampshire, Michigan, Wisconsin, Minnesota, Nova Iorque, Ohio, Novo México, Iowa, Virginia, California, Oregon, Washington, Havai, Colorado, Florida, Indiana, Carolina do Norte e Nevada.

John McCain obteve vitória em 21 estados: West Virginia, Kentucky, Kansas, Tennesse, Carolina do Sul, Georgia, Alaska, Mississipi, Arkansas, Arizona, Luisiana, Texas, Oklahoma, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Montana, Wyoming, Idaho, Missouri, Utah e Nebraska.

"Se alguém duvidava de que neste país todos os sonhos podem ser realizados, se alguém duvidava do poder da democracia, esta noite tiveram a sua resposta". Foi com estas palavras que o novo presidente norte-americano, o democrata Barack Obama, iniciou ontem o seu discurso de vitória perante mais de 125 mil apoiantes reunidos no Grant Park de Chicago. 'O caminho será longo e íngreme. Podemos não chegar lá num ano ou sequer num mandato, mas nunca tive tanto a certeza, como tenho hoje, de que lá chegaremos', afirmou ainda, antes de terminar o discurso com o lema da sua campanha: 'Sim, podemos'.

Curiosidades:

- No discurso de vitória, Obama referiu-se à esposa como 'a pessoa mais importante da sua vida'.

- De acordo com os inquéritos realizados à boca da urna e que foram difundidos pela prestigiada CNN, Jonh McCain ganhou claramente entre os protestantes e Barack Obama triunfou entre os votantes católicos.
Dos entrevistados 55% definiram-se como protestantes, dos quais 53% votaram no candidato republicano. Os católicos, por sua vez, somaram 26% dos votantes, dos quais 53% optaram pelo democrata.
No caso dos judeus, nada de racismo: são 2% dos votantes e alinharam por Obama, entregando-lhe 78% dos seus apoios.

- Certa é também a maioria conquistada pelos democratas no Senado e no Congresso norte-americano.

- McCain, o candidato do Parido Republicano derrotado nas urnas, foi notável no momento da derrota. É por isso que a democracia é fantástica. Apelou à união e afirmou que Obama fora adversário na campanha eleitoral, mas que agora é "o nosso Presidente."

Parabéns, Presidente Obama! Tenho em ti a esperança num mundo melhor, mais justo, com mais paz e ponderação! SIM TU PODES! Hoje fez-se HISTÓRIA! Obama faz-me acreditar que ainda é possível acreditar. Penso que é o homem certo para o lugar certo. Finalmente uma mudança de Políticas, Ideias e Mentalidades.

1 comentário:

  1. Eu tambem quero crer que Obama foi a melhor escolha, desde o principio que o apoio.É inconsebivel uma potencia como os EUA ser governado por um anormal,desculpem-me o termo, como o Buch.
    Claro que vai levar o seu tempo para estabilizar a economia Americana e com ela a Europeia, pois estamos numa economia globalizadora, mas acredito na politica de Obama e na sua pessoa.
    Arlete Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.