sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bodas de Ouro Sacerdotais do nosso Bispo

Quem faz alguma coisa pelos outros merece sempre o nosso respeito e aplauso. Por isso, saúdo a Comissão Organizadora da celebração das Bodas de Ouro Sacerdotais do nosso Prelado, senhor D. Jacinto.
Esteve tudo bem? Não estive presente na maioria das actividades. Participei nas que pude. De qualquer maneira, penso que se poderia ter ido mais além na motivação, no alargamento das actividades a toda a diocese que não é só Lamego, na adequação das intervenções ao Plano Pastoral e à realidade que somos e que é preciso iluminar evangelicamente.
Por outro lado, o senhor Bispo falara muitas vezes que a melhor homenagem que lhe poderiam prestar passava por um revigoramento da vida cristã. Sem cultos de personalidade.
Penso que teria sido interessante centrar as comemorações em duas ou três ideias fortes que funcionassem como um sadio empurrão no revigoramento espiritual e humano da diocese.
Humildemente, atrevo-me a propor algumas:
- "É PRECISO MUDAR", disse o Papa há um ano aos Bispos Portugueses. Mudar o quê? Mudar como? Mudar para quê?
- "ORDEM e MATRIMÓNIO, BERÇOS DO AMOR DE DEUS", temática do Plano Pastoral. Como base nos estudos sociológicos já feitos, abordar o problema vocacional e sacerdotal da diocese. Que desafios lança hoje a família e a sociedade à pastoral matrimonial?
- "SOMOS UMA DIOCESE DO INTERIOR" onde o forte fluxo migratório convive com o natural despovoamento desta região. Que problemas humanos e pastorais nos coloca esta realidade? Que linhas e atitudes de actuação exige da nossa Igreja Local?
- "HÁ PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO NA IGREJA". Temos uma Mensagem excelente, mas que não passa. Como comunicar hoje?

Numa diocese pobre e dispersa, a aposta no centralismo de Lamego ( em todos os aspectos) não ajuda. Não seria de realizar algumas das acções nos locais mais afastados do centro? Alto Douro, Cinfães, por exemplo...

Oxalá que o próximo Domingo, Dia da Igreja Diocesana, congregue muita gente em volta do nosso Bispo e que essa gente se sinta bem e feliz.

Termino como comecei. Discordo de muita coisa no tocante à organização. Mas realço o empenho, o trabalho e a dedicação de quem organizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.