terça-feira, 11 de novembro de 2008

Não concordo com os ovos...

Alunos da Escola Secundária de Fafe atiraram esta terça-feira ovos ao carro da ministra da Educação, um protesto que levou Maria de Lurdes Rodrigues a desistir de presidir a uma cerimónia de entrega de diplomas.

Penso que não é desta maneira que se resolvem os problemas. Penso que a educação e o respeito cabem em todo o lado. Penso que aos titulares de cargos de soberania é devida outra postura.

Compreendo a insatisfação, a revolta, o mal-estar. Não aceito é esta forma de os manifestar.

A violência dos ofendidos ajuda a vitimizar os ofensores. Lembremos sempre a enorme lição histórica de Gandhi: a não-violência.

Claro que certas pessoas vêem agora a mão dos professores por detrás de tudo o que de menos bom acontece no mundo escolar. Os alunos manifestam-se de maneira incorrecta? Culpa dos professores. Surgem ameaças de bombas nas escolas? Culpa dos professores.
Não há pachorra para tanta cegueira partidária, para tanta ignorância, para tanta má intenção. Sejamos honestos e estejamos atentos a quem, na sombra, quer envenenar a opinião pública contra os professores cuja causa é justíssima e se têm comportado com enorme elevação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.