segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Luzes e Sombras na Igreja de Lamego

Acabo de chegar de Lamego, onde assisti à conferência "Luzes e Sombras na Igreja de Lamego". Foi conferencista o P.e Dr. Correia Duarte, sacerdote desta diocese.
Foi uma oportunidade para entrar no edifício onde está instalado o Museu da Diocese, uma vez que nunca mais estivera na Casa do Poço após o seu restauro e adaptação a museu. Dei uma volta por algumas exposições e ouvi atentamente o conferencista, pessoa que muito admiro.
Não esteve uma multidão, mas um grupo interessante de ouvintes atentos.
Impressões? De um modo geral gostei, o orador ouve-se com agrado, embora ache que demorou um bocadinho mais do que seria porventura aconselhável. Identificou e contextuou convenientemente as Luzes. Já quanto a sombras, poderia ter ido um bocado mais a fundo, mormente nas relações Igreja-Estado durante o Estado Novo.
Foi interessante o enfoque feito à situação actual da vivência e compromisso da fé, pondo a nu fragilidades que merecem a nossa reflexão. Foi interessante a abordagem da comunicação em e da Igreja, alertando para as possibilidades das novas tecnologias e para modos comunicativos mais chamativos. Também a relevância dada à formação dos leigos merece o meu assentimento.
Pareceu-me, contudo, que faltaram duas ou três ideias-chave que apostassem na resposta aos problemas actuais interessantemente equacionados.
Na minha humilde opinião poderiam passar por aqui:
- Compromisso e profetismo. Numa zona onde o despovoamento, o envelhecimento e a pobreza se instalam, a Igreja não pode nem deve ficar calada ou indiferente.
- Mais e melhor atenção ao povo simples e humilde, "teólogo vivencial" e carente de Deus.
- Sentido presencial da Igreja. Não só através das novas formas de comunicar, mas também pela proximidade pessoal.
- Aprender a comunicar de forma que o homem de hoje entenda: nas homilias, nas reuniões, nas cartas pastorais, nos comunicados, na TV e na rádio, na internet...
- Compreender de vez que os leigos também são Igreja. Ajudar a descobrir o seu lugar, entusiasmar, suscitar o seu espaço na e pela comunhão eclesial.

Obrigado, amigo Dr. Correia Duarte. Pelo saber e competência, pelo contributo dado, pelo primor posto na forma comunicativa, pela humildade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.