terça-feira, 4 de novembro de 2008

"Eu, um jovem crente, não praticante, me confesso"

O Pedro é um estudante universitário que tem visitado este blog. Mandou este comentário que eu achei por bem trazer para aqui. Assim mais pessoas poderão ler. Penso que reflecte uma realidade que afecta hoje a juventude, e não só. Ora vejam.

"Na verdade, o facto de sentir-se crente não chega. Porque acredito e não manifesto isso no meu comportamento? Digo isto de forma perentoria e desolada! Cheguei a ser um miúdo que participava nas eucaristias através do “coro infantil” e com o passar dos anos fui-me desligando destas actividades. Coincidência ou não, estas aconteceram mais na adolescência. Não sei se era pelo facto de os pais olharem para os filhos como “pequenos adultos” e com este estatuto já lhes é permitido ir á missa sozinhos ou até já podem ir só de vez em quando. Verdade seja dita… nunca fui para a missa e fiquei cá fora! Juntando a isto a própria rebeldia de idade, é provável que interfira na capacidade de escolha na “ingénua juventude” pois, para estes mostrarem a sua capacidade de decisão e independencia aos outros, optam sempre pelo contraditório, reflectindo-se na decisão de “EU não vou á missa”.
Aconteceu comigo a alteração das tarefas que fazia… em tempos jogava futebol, participava na música, andava na banda de música da minha terra, catequese… e tirava boas notas na escola. Ao sentir que cresci parece que o tempo escasseou. No entanto, continuei as com algumas das actividades anteriores… e terminei outras. Fiquei com a sensação que tinha menos tempo. Então comecei a reduzir a idas a casa do Senhor. Mas como é possível tal coisa?!
Outro aspecto é sobreposição daquilo que mais interessa - os horários. Quase toda a gente prefere ver o futebol, um concerto, danças… do que ir á missa. Não que os horários da eucaristia sejam o problemas, mas essa “capacidade de escolha” faz-nos optar quase sempre por fazer algo diferente. Então não vamos hoje á missa. Mas isto começa a ser um hábito, o de preferir outras actividades em detrimento da missa. Este hábito atinge tal nível que chegamos a preferir estar no sofá em vez de ir àquilo que nos realmente faz bem. Isto transforma-se num vício, hábito, o que lhe quisermos chamar… mas não é saudável.
Eu como todos os homens habituamo-nos facilmente àquilo que nos dá mais “prazer”. Como em mais novos não fomos educados a gostar e viver a alegria de ir a casa do Senhor, depressa se adquirem novos momentos. Muitas vezes íamos à missa porque éramos obrigados. Ora a obrigatoriedade, às vezes, não é muito saudável e quando esta vai persistindo… fazemos como os passarinhos: à primeira oportunidade fugimos.
Neste momento… estou na faculdade, sou voluntário de um hospital e de uma associação de socorro, pratico futebol, ciclismo e sou formador um grupo de jovem (não ligado à Igreja)… tenho tempo para tudo e consegui coordenar tudo isto. Mas porque não consigo encaixar neste vasto horário 1 hora por semana para visitar Aquele que mais me ajuda?
Parece ingratidão… serei ingrato?"
Pedro P.

1 comentário:

  1. Quando alguém nos convida para alguma coisa, se esse alguém não nos diz muito nem vai de encontro àquilo que nós queremos, arranjamos sempre uma desculpa para não aceitar o convite. A Eucaristia é um convite...à intimidade com Jesus. Não estou com isto a querer dizer que Jesus não lhe diz muito, não quero ser mal interpretada, até porque está dentro de acções que visam o bem do outro e isso já é estar em sintonia com Ele. Quando convida alguém, imagine, para estar um pouco consigo, tomar um café ou coisa do género é porque gosta da pessoa e da sua companhia. Jesus convida-o, não o obriga, a encontrar-se com Ele, porque o ama. E apesar de não encontrar uma hora no seu tempo para aceitar esse convite, Ele não pára de o fazer. A prova está na dúvida de ser ingrato ou não. Quando duvida, é porque não tem a certeza de estar a fazer o correcto. O que faz nessa hora que não vai à Eucaristia? Há dias uma pessoa que não ia à missa e que agora vai, dizia-me que nessa hora acabava por não fazer nada, mesmo até do que tinha planeado!!!
    Experimente aceitar o convite...devagarinho, não precisa de ser depressa, mas experimente! :)

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.