segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Que razões estão na origem da escassez de vocações sacerdotais?

Tão poucas vocações sacerdotais... Por que razão?
Lá vêm os argumentos de sempre:
- A natalidade está a diminuir drasticamente e, por consequência, há menos candidatos ao sacerdócio...
- Hoje o que os pais mais esperam é terem netinhos. Por isso, não lhes agrada que o filho vá para o seminário, não incentivam a vocação, nem muitas vezes a acolhem com bom grado...
- A sociedade actual é materialista, hedonista e egoísta. Nada disponível para abraçar causas que envolvam algum despojamento, altruísmo, auto-domínio...
- Crise de fé. O lugar de Deus foi usurpado pelos falsos Deus que vão paganizando o coração das pessoas. O poder, o ter e o prazer são os deuses no altar dos quais muitos contemporâneos se imolam.
- Os defeitos da Igreja, os próprios e aqueles que a comunicação social e os inimigos querem que ela tenha. Criando assim um aspecto tenebroso do qual os jovens se afastam.
- A perda de prestígio social do clero. Antigamente o padre era uma figura marcante e socialmente influente. Hoje é um cidadão como os outros.
- A falta de uma pastoral vocacional mais aguerrida e decidida.
- A visão que muitos jovens têm da Igreja. Muito mais vista como um sistema de proibições do que como uma proposta libertadora.
- A inexistência de um testemunho que corresponda àquilo que se anuncia. Um desfasamento entre o Evangelho e o dia-a-dia dos cristãos (claro, também dos padres).
- Etc

Confesso que muitos destes motivos serão mesmo motivos. Mas não me satisfazem plenamente.

O caro visitante que acha? Que razões para a escassez de vocações sacerdotais?

1 comentário:

  1. Talvez o comportamento de alguns Padres leve os jovens ao afastamento da igreja.
    Vou contar um pequeno ipisódio que aconteceu comigo,quando ingresei no serviço militar fiz uma promessa á Senhora do Livramento, ao regreçar mandava celebrar uma missa,graças á Mãe do Céu nada de mal se passou comigo, bati á porta do Padre da minha paroquia respondeu-me que não podia para ir falar com o padre da paroquia visinha a resposta foi a mesma,indicou-me a paroquia de Vila Pouca da Beira, lá foi, mas já com pouca esperança,afinal enganei-me encontrei um sr.Padre a fazer a barba no quintal com um espelho pendurado na parede da casa,cumprimentei o senhor e disse ao que vinha,de imediato me respondeu,meu filho é quando quizeres, só que eu não tenho transporte, e a capela é muito longe,respondi sr.Padre o transporte eu tanho,acertamos o dia, a hora, e lá fomos, ao regrasar preguntei quanto devo,o senhor sr.Padre respodeu, dás o que quizeres a vida está tão má,isto foi antes do 25 de Abril de 1974 dei-lhe 500$00 não os queria aceitar porque dizia ser muito dinheiro.contei-lhe as voltas que tinha dado até chegar até ele,respondeu-me desta maneira,olha meu filho, se fosse para um casamento ou batizado todos lá iam,este éra um verdadeiro padre ao serviço de Deus e da Igreja,
    Antonio Assunção

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.