sexta-feira, 28 de novembro de 2008

"Ah! Ele compreende! Ele perdoa."

Aprendemos Os Mandamentos. E o primeiro, o que vem em 1º lugar, logo o mais importante, é este: "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS".
Só que depois... Deus e tudo o que a Ele se refira ficam para o fim, para quando nada mais haja a fazer....
Tempo de caça. É domingo? Pois, mas primeiro esta a caça. E rasga-se o 1º Mandamento...
São férias. É domingo? Pois, mas estou em descanso e nem me quero chatear com o lugar onde fica a Igreja. E rasga-se o 1º Mandamento...
Dias de festa. É domingo? Pois, mas tenho cá convidados, preciso de cuidar da refeição. E rasga-se o 1º Mandamento...
É domingo. Há futebol. Está na hora da Missa? Pois, mas tenho que ir jogar, tenho que ir ver o jogo. E rasga-se o 1º Mandamento...
Trabalhei toda a semana. O domingo é para descansar... E rasga-se o 1º Mandamento...
Eu sei que devia participar, mas tenho vergonha. Que diriam os meus colegas de café, de trabalho, das cartas... se me vissem entrar na Igreja? E rasga-se o 1º Mandamento...
É tempo da catequese. Mas tenho ensaios disto e daquilo, aulas disto e daquilo, este ou aquele desporto. E rasga-se o 1º Mandamento...
Há tempo de oração na Igreja. Há uma reunião. Mas tenho que ir a uma grande superfície fazer compras, tenho um biscate para fazer, marquei uma actividade com amigos, há um programa que me interessa na TV... E rasga-se o 1º Mandamento...


Na corrida da vida, Deus é sempre o último ciclista. Tudo Lhe passa à frente. E ainda se ouve dizer com grande lata: "Ah! Ele compreende! Ele perdoa." Então não foi Deus que deu os mandamentos? E qual foi o PRIMEIRO? Então não nos enganemos, sejamos sérios e honestos.

Diz a Sagrada Escritura que casa coisa tem o seu lugar, Há tempo para tudo. MAS O 1ª SÓ PODE SER PARA ELE!!! Só o 1º Mandamento, como luz que vai à frente, ilumina e dá sentido a todo o resto. Sem ele, caminhamos na escuridão, no sem sentido da vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.