segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A mentira magoa demais

Diz o povo: "Confiar em Deus que é bom Senhor".
Há experiências na vida que nos remetem precisamente para esta máxima popular.
Nada mais horrendo do que descobrir que esta ou aquela pessoa nos mentiu descaradamente. O sofrimento e a revolta atingem o grau máximo quando a pessoa que nos mentiu é alguém da nossa amizade, alguém em quem confiávamos plenamente. Tem razão o povo quando afirma: "Passa a prostituta e o ladrão, mas o mentiroso não".
A amizade funda-se na confiança. A mentira destrói a confiança e lança o labéu do descrédito sobre um passado que julgávamos sério, limpo, transparente. Por isso, a mentira arrasa, danifica, lança pesadas nuvens sobre o futuro. A mentira tem a força destruidora da bomba atómica nas relações. Que o digam, por exemplo, muitos casais.
Um amigo, pessoa que afirma não ter bom feitio, e até é verdade, costuma dizer:
- De muitas coisas me podem acusar os meus poucos amigos, mas nunca ninguém me pode acusar de ter mentido. Prefiro a rudeza da verdade ao algodão podre da mentira.
E acrescenta:
- Digo sempre às pessoas das minhas relações que tudo lhes perdoarei menos que me mintam. Talvez por isso, tenha poucos amigos, mas são bons, verdadeiros.
Amigo que mente descaradamente a amigo, terá sido alguma vez amigo?

3 comentários:

  1. Rev.mo Senhor, Querido Amigo:

    Vejo que está deveras magoado.
    Concordo com tudo o que diz, com tudo o que escreve.
    Por essa dor tenho passado bastas vezes. O melhor é seguir em frente.
    A mentira acaba sempre por denegrir mais quem a profere do quem a recebe. Mesmo que pensem o contrário.
    O problema é que estamos num tempo que cultua a mentira.
    O padrão de avaliação é a mera visibilidade. Se o que se diz ou faz de mal não é visto, tudo bem. Se é visto, então é que se torna complicado.
    O meu querido Amigo é superior a isso tudo.
    Aproveito para me despedir até quinta à noite se Deus quiser.
    Vou para o Turcifal para uma reunião de formadores de Seminários.
    Peço a caridade de uma oração

    Abraço em Cristo Senhor

    João António
    padre

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, grande amigo! Realmente estou num momento de sofrimento.
    Bem-haja pela sua presença amiga, pela sua compreensão, pelo seu testemunho.
    Quero oferecer ao mar Redentor de Cristo esta gotinha do meu sofrer. Por si também.
    Aquele abraço. Bom encontro de formadores.
    Até 5ªfeira!

    ResponderEliminar
  3. Boas. Na realidade a mentira é o pior inimigo de qualquer Homem. Nas amizades, nos afectos, na familia, sempre que entra a mentira algo corre mal. Uma vida acente sobre a mentira mais cedo ou mais tarde cai. Eu próprio já caí nessa da mentira, sofri e fiz sofrer quem mais gostava de mim, ainda hoje, essas pessoas que me amam estão comigo porque na realidade são minhas amigas verdadeiramente e eu aprendi a lição. Deixo um apelo sejam sempre sinceros com quem vos rodeia, a mentira deixa marcas profundas e não vos deixa caminhar. Jesus Cristo sempre foi sincero e disse sempre a verdade, Ele próprio dizia: "EU SOU A VERDADE, O CAMINHO E A VIDA...", vamos ser sempre verdadeiros seguindo as pegadas de Cristo para depois termos a vida eterna como com fé esperamos alcansar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.