domingo, 30 de setembro de 2007

Reconhecer Deus

"Onde está o amor, aí está Deus." Muitas vezes lemos e cantamos esta palavra rica, mas esquecida no seu conteúdo.
Esta lenda simples que vou apresentar pode ajudar-nos a ter presente este mandamento fundamental do amor recíproco.
Diz a lenda que Deus marcou com um homem muito religioso um encontro no alto de uma montanha. O homem, radiante, fez uma preparação cuidadosa para esse momento singular, com orações, meditações e jejum.
No dia aprazado, dirigiu-se apressadamente para a montanha, cheio de fervor e alegria. O caminho era longo e íngreme, o que o obrigou a caminhar com dificuldade e lentidão, receando não poder chegar à hora marcada. Rogou a Deus força para conseguir chegar atempadamente ao cimo da montanha.
Entretanto, viu na berma do caminho um homem caído e ferido. Mas pensou: "Já estou atrasado. não vou parar e perder tempo. Vou ao encontro com Deus e volto depois para dar-lhe ajuda." E continuou o seu caminho.
Chegou ao topo da montanha e não viu Deus. Esperou, esperou, mas Deus não apareceu. "Que pena! Por que não subi mais de-pressa?"- pensou consigo.
Esperou mais algum tempo e desceu desolado. Ao passar no local onde vira o homem caído, ele já lá não estava. Mas junto à rocha do penhasco, estava um bilhete que dizia: "Quem sabe se noutro dia, quando vieres menos apressado, conseguirás reconhecer-me!"
Aquele homem, cheio de devoções e orações rotineiras e vazias, não conseguiu vislumbrar no infeliz ferido o Deus com quem se encontraria no cimo da montanha.
Muita gente julga encontrá-lO apenas nas capelas, nas igrejas e catedrais, e não O reconhece e serve e ama, "vendo-O" presente nos irmãos com quem se cruza nos caminhos da vida... "Quem sabe se noutro dia, quando vieres menos apressado, conseguirás reconhecer-me!"
Mário Salgueirinho

Boa semana com ELE no coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.