terça-feira, 4 de setembro de 2007

A força destruidora da ingratidão

No Evangelho, diz-se que Jesus curou 10 cegos. Um deles voltou para dar glória a Deus. Ao vê-lo, Jesus perguntou:
"- Onde estão os outros nove?"

Olhando ao redor, porventura a começar por cada um, quantas pessoas não se sentem seriamente magoadas no coração por causa da ingratidão?

- Tantos pais que deram o "couro e o cabelo" pelos filhos e de muitos destes recebem desprezo, abandono, desrespeito, exigências egoístas, críticas loucas?

- Tantas pessoas que souberam estar, souberam ajudar, souberam apoiar, tantas vezes em momentos deveras críticos, e depois, recebem daqueles que ajudaram desprezo, abandono, indiferença... Quando não o insulto, a calúnia, e até a reclamação...

- Quantas pessoas doam a vida a favor dos outros, numa entrega generosa, e depois nem um acto de reconhecimento, nem um obrigado, nem uma atitude simpática, nem um corresponder... Pelo contrário, crítica negativa e perversa, exigências e mais exigências, exasperação de defeitos, levantamento de suspeitas...

Meus Deus, que mundo! Haverá alguma necessidade de causar tanto sofrimento interior?
A Ingratidão é uma espada afiada virada ao coração de quem na sofre.
A ingratidão diz do monstrozinho que é quem a pratica.
A Ingratidão gera tanta infelicidade nas pessoas!

Ser grato é uma urgência!

Muitas vezes, olhos nos olhos, tenho dito aos meus queridos paroquianos que a gratidão não é propriamente uma qualidade deles. Por isso sinto tanta gente magoada, ferida na alma, sofrendo... E não havia necessidade! É fundamental criar uma sociedade feliz. E passa também por aqui.

E QUE TAL SE FIZÉSSEMOS DE CADA FAMÍLIA UMA ESCOLA DE GRATIDÃO!? É mesmo necessário EDUCAR para a GRATIDÃO!!!

4 comentários:

  1. Querido Pároco e amigo, o que mais abomino é a mentira, quanto á ingratidão já estou a ficar vacinada...agora junte as duas. É muita dor...principalmente quado vem da familia. Mas infelizmente é daqueles de quem não esperamos que elas vêm. São humanos...temos que perdoar...e tentar entender. Eu costumo dizer, que se isso acontece é porque em determinada altura eu falhei(como amiga,familiar, etc)

    ResponderEliminar
  2. (cont.)
    Estou a viver neste momento, precisamente,uma grande dor por ingratidão provinda da ignorancia, penso eu, porque não quero crer noutra coisa. Só pode ser.Mas não podemos desanimar e acredite voltava a fazer tudo como fiz. Por isso Amigo, Força. A vida tambem é feita de desilusões, infelizmente.
    A.R.C.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto. A mentira é muito pior que a ingratidão. Mas quando se juntam ambas... o caldo ferve!
    Como eu compreendo o que está a viver e a sentir!
    É tão bonito quando afirma que "voltava a fazer tudo como dantes"! Sinal de uma consciência em paz. E esse é o maior tesouro.
    Somos humanos, por isso sentimos. Somos cristãos, por isso lutamos aqui pela esperança de um mundo novo que há-de vir.
    A mim fez-me bem desabafar aqui com os amigos. Sinto-me melhor. Depois a Eucaristia de ontem ajudou-me a afastar qualquer resquício de mal querer. E mais, interpelou-me a perdoar. E perdoei.
    Sinto uma paz enorme.É como quem tem uma dor intensa e toma um comprimido e a dor desaparece. Sintimos um bem fantástico. Só Ele mesmo, o meu Senhor e meu Deus!
    Amiga, vá em frente. Desabafe com Ele, deixe que a Sua paz inunde o seu coração.
    Um abraço deste seu padre amigo

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz por já se sentir melhor.
    Um abraço Amigo.
    A.R.C.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.