segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Sete Sapatos Sujos

Mia Couto é um escritor moçambicano, médico e biologista. Numa interessante "oração de sapiência" no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique apresentou este curioso trabalho intitulado "os sete sapatos sujos" que o" Courrier International" reproduziu.
Para não entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos - diz o escritor - é preciso descalçar na soleira da porta dos tempos novos "sete sapatos sujos."
Vou enumerá-los e fazer um breve documentário a cada um:

1º- A ideia de que as culpas são sempre dos outros. Os problemas sociais motivados pelo egoísmo, pela negligência, pelo esquecimento, pelo desinteresse, são quase sempre da culpa dos outros, e não batemos no peito a nossa quota parte de culpabilidade.

2º- A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho. Não há verdadeiro sucesso em qualquer campo sem o esforço do trabalho. Ninguém consegue êxito sem lutar, sem sacrifício, sem esforço, sem desgaste.

3º- O preconceito de que quem critica é um inimigo.Preconceito errado e prejudicial. O crítico honesto é um amigo. Com a sua crítica isenta à pessoa ou às suas produções oferece um estímulo para melhores realizações.

4º- A ideia de que mudar as palavras muda a realidade. Há pessoas que pensam que, mudando o vocabulário, se corrige o que está errado e se transforma o mal em bem.

5º- A vergonha de ser pobre e o culto das aparências. Muita gente esconde as suas origens humildes, sem se lembrar que grandes homens e grandes mulheres provêm de famílias modestas e carentes. E não só se envergonham das suas origens humildes como se empenham em aparentar uma fachada de riqueza, de poder, de cultura e valimento.

6º- A passividade perante a injustiça. É impressionante a cobardia de tanta gente que passa silenciosa, sem uma denúncia, sem um protesto, diante de tantas injustiças que acabrunham os mais pobres e indigentes. Tanta gente que não descalça este sapato sujo!

7º- A ideia de que, para sermos modernos, temos que imitar os outros. Para se mostrarem actualizados, progessivos, imita-se o que se faz noutros países, mesmo que sejam legislações ousadas e materialistas.

Mia Couto diz que encontrou mais "sapatos sujos" que urge descalçar, mas apresentou apenas estes sete. Resta-nos descalçar pelo menos estes sete...

Mário Salgueirinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.