quinta-feira, 6 de setembro de 2007

DECÁLOGO DO SACERDOTE


1. É mais importante como eu vivo no sacerdócio do que aquilo que faço enquanto sacerdote.

2. É mais importante o que Cristo faz através de mim do que aquilo que faço eu.

3. É mais importante que eu viva a unidade no presbitério do que lançar-me até à exaustão sozinho no ministério.

4. É mais importante o serviço da oração e da Palavra do que o das mesas.

5. É mais importante seguir espiritualmente os colaboradores do que fazer, eu mesmo e sozinho, o mais possível.

6. É mais importante estar presente em poucos, mas centrais sectores de acção, com uma presença que irradie vida, do que estar em tudo, à pressa e a meias.

7. É mais importante agir em unidade com os colaboradores, do que sozinho, mesmo que me considere capaz; ou seja, é mais importante a comunhão do que a acção.

8. É mais importante, porque mais fecunda, a cruz, do que os resultados muitas vezes aparentes, fruto de talentos e de esforços humanos.

9. É mais importante ter a alma aberta sobre o todo (Comunidade, Diocese, Igreja universal) do que fixada em interesses particulares, ainda que me pareçam importantes.

10. É mais importante que a fé seja testemunhada a todos do que satisfazer todos os pedidos habituais.

†KLAUS HEMMERLE, Bispo de Aachen (Alemanha) – W. BREUNING

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.