quarta-feira, 29 de abril de 2009

As aflições de D. Ana

- Boa tarde, D. Ana! Ei! Que cara é essa? Sente-se bem?
- "Então o padre não sabe? Olhe que a trevisão não fala noitra coisa..."
- Que se passa, D. Ana?
- "Que se passa, que se passa! O senhor tá cheio de saber... Aquela doença malina... a peste suícia. Olhe que até essa malina já saiu da Suicia e chegou ao Mexo. E o Mexo é bem perto de nós... Calquer dia bate-nos à porta!"
Sorri levemente. Ela não gostou e repreendeu-me:
- "Pois, o ri-se porque não tem três netos como eu na Suicia. Ai, meu Deus, se a essa malina chega ò hotlel onde eles trabalham!... Deus tenha compaixão! Nem quer pensar..."
Procurei revestir-me da maior da compreensão e animá-la. Nada. Estava super-excitada.
- "Tamos no fim do mundo, padre! O sabe muito bem o que tá scrito. Pró fim do mundo, hão-de aparecer coisas que nunca se viram. Nosso Senhor tá muito ofendido com as poucas vergonhas que há por aí. Ai, Nosso Senhor nos livre da fome, da peste e da guerra!"
- Calma, D. Ana! Devemos estar vigilantes, mas não tão preocupados. As autoridades da saúde dizem que em Portugal não são conhecidos casos...
Não me deixou acabar.
- "Bem sabem lá eles! Quem sabe é Nosso Senhor. Atão se a essa malina já matou tanta gente no Mexo, um dia destes vamos tê-la aqui... O não sabe que o Mexo é pertinho de Portugal?!"
Disse-lhe que não, que o México ficava a muitos milhares de quilómetros de Portugal, do outro lado do mar, que não se afligisse assim...
- "O diz isso pra m'animar! Mas a trevisão diz que o Mexo é pertinho de nós..."

Bom, parece que à D. Ana o intensivo tempo de antena que as Tvs têm dedicado ao fenómeno "peste suína" só tem contribuído para a afligir e confundir. Será a única?

1 comentário:

  1. Boa noite,

    Curioso estava a ler sobre a gripe suína antes de vir dar a minha voltinha pelos blogues, e a preocupação da D. Ana não deixa de ser a minha, e se calhar a de muitas pessoas, que ouvem a toda a hora os noticiários. Mas gripes e peste, haverá sempre, vamos ter calma.

    Céci

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.