segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rezemos pelas vítimas do sismo

Semana Santa. Recordamos o Mistério Pascal de Cristo, isto é, a Sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Vivemos a Paixão e Morte de Cristo no nosso tempo. ELE continua crucificado em todos os irmãos que sofrem.
Sim, nós vemo-l'O ali, na zona de L'Aquila, em Itália, onde um sismo de grau 6,2 na escala Richter semeou a morte, o horror, a devastação, a desesperança.
Casas desabaram de repente, totalmente destruídas e as pessoas não puderam recuperar nada; A rua do centro da cidade medieval, conhecida pelos seus monumentos artísticos, parece ter sido bombardeada, com pedaços de construções e montes de terra espalhados por todo lado; pessoas que fugiram para a rua, algumas em trajes menores; pessoas que tentam fugir a qualquer preço da zona devastada por causa das réplicas que continuam a sacudir a região; equipas de salvamento resgatam os corpos que ficaram sob os escombros; gente com medo de entrar em casa por causa das derrocadas; gente ao ar livre; pessoas que são encaminhadas para acampamentos provisórios ...
E Cristo está ali, em cada pessoa que sofre, em cada vítima mortal da fúria da natureza, em cada ferido, em cada pessoa com medo, em cada lágrima que queima corações, em todos os aflitos. Mas também é Ele que procura nos escombros os Seus irmãos, que os assiste nos hospitais, que os consola, que lhes contrói abrigo... "O que fizerdes a um dos meus irmãos, é a Mim que o fazeis."

Dizem os jornais que o cientista Gioacchino Giuliani previu há um mês que um grande sismo estaria a caminho. Mas quem o ouviu? Os responsáveis obrigaram-no a calar-se....Sempre a mesma coisas. Como as autoridades do tempo de Jesus, os senhores do poder continuam hoje a impor as suas convenientes certezas. Depois ... depois dá nisto! Como deu há dois mil anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.