sábado, 25 de abril de 2009

Semana de Oração pelas Vocações

De 26 de Abril a 3 de Maio, somos todos convidados a orar pelas Vocações. O mundo precisa de pessoas que se consagrem ao serviço de Deus e do próximo e o Papa Bento XVI, na sua mensagem para o Dia Mundial das Vocações, pede às comunidades católicas que rezem por esta causa.
Se é verdade que os últimos relatórios do Vaticano informam que "o número de padres aumentou nos últimos oito anos, com 405.178 no ano 2000, 407.262 em 2006, e 408.024 no ano de 2007", o certo é que, sobretudo na Europa, temos muita falta de sacerdotes e outras pessoas consagradas ao serviço do Reino de Deus.
"Acreditar no Senhor e aceitar o seu dom leva a entregar-se a Ele com ânimo agradecido aderindo ao seu projecto salvífico. Se tal acontecer, o «vocacionado» de bom grado abandona tudo e entra na escola do divino Mestre; inicia-se então um fecundo diálogo entre Deus e a pessoa, um misterioso encontro entre o amor do Senhor que chama e a liberdade do ser humano que Lhe responde no amor", escreve o Papa. O Papa indica que "a vocação ao sacerdócio e à vida consagrada constitui um dom divino especial, que se insere no vasto projecto de amor e salvação que Deus tem para cada pessoa e para a humanidade inteira".
E o Papa aponta o modelo a todos os que se sentem chamados:
"Temos de novo aqui Jesus como o modelo exemplar de total e confiante adesão à vontade do Pai para onde deve olhar a pessoa consagrada. Atraídos por Ele muitos homens e mulheres, desde os primeiros séculos do cristianismo, abandonaram a família, os haveres, as riquezas materiais e tudo aquilo que humanamente é desejável, para seguir generosamente a Cristo e viver sem reservas o seu Evangelho, que se tornou para eles escola de radical santidade. Ainda hoje são muitos os que percorrem este itinerário exigente de perfeição evangélica, e realizam a sua vocação na profissão dos conselhos evangélicos."
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.