quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cristão não praticante faz algum sentido?

No mundo da moda, no mundo do desporto, no mundo artístico, no mundo dos sub-grupos, está mesmo na moda:
- Eu sou católico (a) não praticante.
Ou então:
- Sou agnóstico(a).
Mais raramente:
- Sou ateu, ateia.

É sobretudo o mundo dos "católicos não praticantes" que mais problemas causa às comunidades cristãs. Com um pé dentro e outro fora, não são "frios nem quentes", aparecem quando lhes convém - normalmente nos baptizados, casamentos, funerais e algumas festas.
Mais, temos hoje pessoas que só entram nas igrejas porque os levam. No baptismo foram levados pelos pais e nos funerais são levados por outros.

Por norma, estes ditos "católicos não praticantes" são muito críticos para com a Igreja, não porque a amem, mas para desculpar a sua possível má consciência. Já se diz no futebol que a melhor defesa é o ataque...
Então dizem que não frequentam por causa do padre, do catequista, do vizinho, dos que lá vão... Sim, a culpa é sempre dos outros. Deles, claro que não! Ai, eles são um exemplo, uma referência, os melhores!!! Lá está, a melhor defesa é o ataque...
Centralidade de Cristo? Está quieto! Cristãos por causa de Cristo? Pois, mas isso é exigente...Então é mais fácil acusar outros para se desculpar.

Que diriam se fossem muito aflitos ao médico e este se negasse a atendê-los, dizendo que era médico não praticante? Ou se chamassem, numa emergência, os bombeiros e estes dissessem que não iam, porque eram bombeiros não praticantes? Ou se o treinador mandasse jogar o Cristiano Ronaldo e este se negasse, alegando que era futebolista não praticante? Que diriam? Então agora concluam... Cristão não praticante faz algum sentido???

Fugindo da comunidade, não crescem com a comunidade, não caminham com a comunidade, não fazem experiência de comunidade a qual passa a ser para os não praticantes um corpo estranho.

Urge ter a coragem de assumir as suas próprias responsabilidades. Urge a grandeza de não andar sempre a atirar pedras aos outros e de se desresponsabilizar com os outros.
A vida é bela. Assuma-a com alegria.

9 comentários:

  1. Olá Sr. Padre! Ora aí está mais um texto apropiado aos dias que correm. Quase todos os dias oiço dizer;: "ah...eu sou Cristão, acredito em Deus, mas sou não praticante por causa.....", bem depois dão as mais variadas razões...
    Mas que é isso de ser "cristão não praticante"? Ou somos cristaõs ou não somos, ou queremos seguir Deus ou não queremos...Não há, na minha opinião, qualquer desculpa para deixar de ir à igreja:nem o padre e muito menos os outros são desculpas...
    É tão bom estar com Deus, ouvi-lo dentro de nós, é uma felicidade inexplicável... Então chega dessas "mariquices"(desculpe o termo) modernas de ser "cristão não praticante"...
    Fique com e em Deus....
    Um abraço de uma jovem que acredita num mundo cristão melhor...

    ResponderEliminar
  2. Jesus "repreende" Tomé não pela sua descrença, mas por não estar em comunidade. Sozinho, não acreditou, em comunidade "Meu Senhor e meu Deus"...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Diga-me por favor, o bom cristão é o que anda sempre na igreja, e não tem princípios, não respeita o próximo, é invejoso, vai a missa porque podem falar mal dele, vai comungar cheio de pecados, e chega cá fora fala mal do padre, das pessoas que estavam na igreja, maltrata o idoso que tem em casa, etc., etc.

    Esta pessoa é um bom critão? Só porque vai a igreja?

    Santa noite

    T.M.

    ResponderEliminar
  4. Excelentes considerações!
    De facto, há cada vez mais "católicos" não praticantes...!
    São os mesmos que aceitam (quando não incentivam...) o aborto, que são filiados nos partidos marxistas, ou que os apoiam...
    São os mesmos que vão às sessões de espiritismo, que acreditam na patranha das "vidas passadas", na reencarnação...
    Parece-me que faz falta (muita falta) a tais "católicos" abrir e ler a Bíblia, que é coisa que, decerto, nunca fizeram...
    E, cúmulo dos cúmulos, muitos desses "católicos", recebem, piamente, o Senhor na Eucaristia! Parece-me que nem saberão o que é o sacramento da Reciliação... Mas, ao que se vê, hoje é "moda" comungar...
    Julgo que não fariam mal os srs. sacerdotes se, antes de começar a Celebração, fizessem uma pequena catequese para orientar tais almas e esclarecer as dúvidas e as confusões em que andam mergulhadas.

    Ad majorem Dei Gloriam!

    Evágrio Pôntico

    ResponderEliminar
  5. T.M.
    Permita-me um exemplo para ser mais claro. A vida cristã pode comparar-se a uma moeda. Uma só moeda, mas tem duas faces distintas.
    Também a vida cristã tem dois amores: o amor a Deus e o amor ao próximo. Assim como não existe moeda com uma só face, também não existe verdadeiro crente sem os dois amores.
    Ai, fulano é boa pessoa, ajuda os outros, é correcto… Mas não vai à Missa, não reza, não liga à comunidade reunida. Lá está: existe moeda com uma só face?
    Ai fulano é uma pessoa muito devota, reza muito, é muito piedoso. Mas não quer saber dos outros, é mau, egoísta… Lá está: existe moeda com uma só face?
    Todo o amor vem de Deus. Precisamos de o acolher para depois o doarmos aos outros. Ninguém dá aquilo que não tem.
    O tanque recebe a água da fonte, enche-se para depois a doar às culturas. O Cristão reza para receber esse amor de Deus para em seguida o oferecer aos irmãos.
    Faltar à comunidade reunida é também uma falta de amor para com os outros.
    Neste post falava-se concretamente dos chamados católicos não praticantes. Este era o tema. Um dia certamente falaremos sobre os praticamentes que não vivem nem testemunham o amor de Deus no mundo.
    Mas, por agora, pedia que não nos afastássemos deste tema.
    Muita paz.

    ResponderEliminar
  6. Que grande confusão vai aqui por estes lados!
    Por não se partilhar da comunidade,já se é um pecador como o sr. que comentou acima!
    O quotidiano dos dias de hoje, o trabalho que nunca está seguro,que se dá o rendimento total e mesmo assim se fica desempregada; os afazeres domésticos após a saída do trabalho,coisas que esta sociedade de hoje obriga,faz com que o único tempo livre, seja o Domingo! Exactamente o dia que devia ser devotado ao SENHOR,à Igreja. Mas não é só ir à Missa...Há muito trabalho de evangelização a fazer! Só que o tempo não dá para tudo,para estar com os filhos,para estar em familia!
    Isso também é trabalho de Cristão!!
    O meu antecessor neste comentário fala da comunhão,realmente há quem abuse e comungue todas as vezes que entra na Igreja,também acho exagero...
    A comunhão,é o alimento da nossa alma...mas Ele não se vai embora quando acaba a Missa..fica connosco!
    Se ser Cristão se deve apenas ao facto de se ser baptizado,então não deviamos culpar ninguém,porque não foi escolha própria,mas sim dos pais,dos padrinhos,ou de quem quer que seja!
    Ser Cristão é muito mais que isso!
    É muito mais que ir à Missa ao Domingo!
    É uma forma de vida,é uma escolha!
    Não se atire pedras de forma gratuita!
    Então sr. padre, proíbiu os meus comentários,só me aceita como anónima?
    E eu que detesto o anonimato,acho desprezivel as pessoas não se identificarem.
    Muito bem

    ResponderEliminar
  7. "Então sr. padre, proíbiu os meus comentários,só me aceita como anónima?"

    Esta não percebi.Não proíbo ninguém de comentar. Pelo contrário,agradeço. Este é um espaço de aberto a todas as pessoas de bem. Claro que não aprecio anónimos ou nomes fictícios. Por isso, quando respondo, não me escondo.
    Mas se as pessoas preferem o anonimato ou o nome fictício, quem sou eu para julgar?
    Só peço atenção àquilo que aparece logo no 2º post mais antigo deste blog:
    http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=6068519973015490446&postID=8911584756146014820

    ResponderEliminar
  8. O segundo post mais antigo deste blog diz isto:
    "Não serão aceites mensagens ofensivas ou indelicadas para com o autor do blog ou qualquer outra pessoa."

    ResponderEliminar
  9. Mas o que eu comentei está aqui publicado,só não aceitou a minha identificação ao enviar.
    Exactamente o mesmo que aconteceu num outro comentário.
    As palavras eram essas mesmas, só depois é que acrescentei a parte de não poder ser publicado com o meu nome. Nem como google bogger.
    Só consegui publicar como anónima!
    Lis

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.