quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs foi um 'génio visionário que mudou o mundo'

(In Sapo)

O co-fundador da Apple, Steve Jobs, considerado por muitos um «génio visionário» e um dos «grandes inventores norte-americanos» que «mudou o mundo», morreu nesta quarta-feira aos 56 anos vítima de cancro no pâncreas.
A magia de Steve Jobs
Mais do que outros empresários de sucesso, o nome de Steve Jobs tornou-se indistinto da empresa que criou, a Apple.
O império começou na década de 1970, numa garagem de Sillicon Valley, na Califórnia, quando Steven Paul Jobs e Steve Wozniak fundaram a empresa da maçã para desenvolver software informático.
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh e, no ano seguinte, Steve Jobs deixou a Apple e fundou a NeXT, uma empresa de desenvolvimento de plataformas direccionadas aos mercados de educação e administração.
A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Steve Jobs de volta à empresa que ajudou a fundar, tendo sido presidente executivo de 1997 a 2011, ano em que – já a sofrer de cancro - renunciou ao cargo e recomendou Tim Cook (o número dois da empresa) como seu sucessor.
Sob a orientação de Jobs, a Apple lançou o iMac, o primeiro computador com características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, o plástico translúcido e colorido (os PC’s tinham anteriormente o beije como cor padrão).
Com Steve Jobs, a Apple não se ficou só pelo mercado informático, marcando pontos também na área das telecomunicações (iphone), da música digital (MP3) e dos novos meios, com a introdução em 2001 do IPod.
Steve Jobs foi também proprietário da Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficaria conhecida por criar uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados.
Em parceria com a Disney, criou e produziu filmes em 3D como Toy Story, À procura de Nemo, Ratatui e Carros.
Um cancro no pâncreas e posterior transplante de fígado levou Jobs a abandonar os comandos da Apple este ano.
Filho de estudantes universitários e filho adoptado, Jobs casou com Laurene Powell em 1991 e teve quatro filhos.
Fonte: aqui

As frases de Steve Jobs

- "Estamos cá para deixar uma marca no universo. Senão, para que estaríamos sequer aqui?
- "Acho que estamos a divertir-nos. Acho que os nossos clientes gostam dos nossos produtos. E estamos sempre a tentar melhorar. "
- "A inovação distingue um líder de um seguidor."
- "Sejam uma referência na qualidade. Algumas pessoas não estão habituadas a um ambiente onde a excelência é esperada. "
- "Nós não cultivamos a maior parte da comida que ingerimos. Usamos roupas que outras pessoas fazem. Falamos uma língua que outras pessoas desenvolveram. Usamos uma matemática que outras pessoas fizeram evoluir…Quero dizer, estamos constantemente a apropriar-nos de coisas. É uma sensação maravilhosa e delirante sentir que criámos algo que devolvemos ao conjunto da experiencia e do conhecimento humano. "
- "Há uma expressão no budismo…mente de principiante. É maravilhoso ter uma mente de principiante. "
- "Vemos televisão para desligar o nosso cérebro e trabalhamos no nosso computador quando queremos ligar o nosso cérebro. "
- "Sou a única pessoa que conheço que perdeu 250 mil milhões de dólares num ano. Ajuda a fortalecer a personalidade."
- "Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates. "
- "O nosso tempo é limitado, por isso não o percamos nas vidas dos outros. Não fiquemos encurralados em dogmas, isso é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixem que o ruído das opiniões dos outros torne a nossa voz interior inaudível. E acima de tudo, tenham a coragem para seguir o vosso coração e a vossa intuição. De alguma forma, eles sabem aquilo em que verdadeiramente nos queremos tornar. Tudo o resto é secundário. "
Fonte: sapo

1 comentário:

M.Oliveira disse...

"Não me interessa vir a ser o homem mais rico no cemitério... Ir à noite para a cama dizendo a mim próprio que fiz algo de maravilhoso... é isso que me interessa."
Steve Jobs