
São Martinho de
Tours, nasceu em
Sabaria,
Panónia (Hungria) no ano 316. Filho de tribuno romano, já aos 15 anos vestia o uniforme militar, tendo abandonado a milícia aos 18 anos para seguir Santo Hilário de
Poitiers, seu mestre. Após breve
noviciado de vida
eremítica na ilha
Galinária, Martinho fundou alguns mosteiros:
Ligugé, o mais antigo da Europa, e
Marmoutier, destinado a tornar-se grande centro de vida religiosa. Martinho de
Tours é um daqueles homens que fizeram falar de si gerações inteiras : Todos já ouvimos falar do episódio em que São Martinho, cavalgando, envolto na sua ampla manta de guarda imperial, encontra um pobre endurecido pelo frio e com gesto generoso corta em duas a manta, dando a metade ao pobre. À noite, em sonho, viu Jesus, envolto naquela metade de manta sorrindo-lhe reconhecido.
Martinho, eleito Bispo de
Tours, tornou-se o grande evangelizador do centro da França. Tinha sido, como se disse, soldado sem querer, monge por escolha e Bispo por dever. Nos vinte e sete anos de vida episcopal; conquistou o amor entusiasmado dos pobres, dos necessitados e de todos os que sofriam injustiças, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo.
São Martinho de
Tours morreu em 08 de
Novembro do ano 397 em
Candes, durante uma visita pastoral. Foi considerado um dos primeiros santos não mártir a ter festa litúrgica. (A metade da celebérrima manta que São Martinho dividiu com o pobre, tirada numerosas franjas para enriquecer os vários relicários, foi guardada cuidadosamente em uma capela).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.