terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Martinho de Tours

São Martinho de Tours, nasceu em Sabaria, Panónia (Hungria) no ano 316. Filho de tribuno romano, já aos 15 anos vestia o uniforme militar, tendo abandonado a milícia aos 18 anos para seguir Santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, Martinho fundou alguns mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa, e Marmoutier, destinado a tornar-se grande centro de vida religiosa. Martinho de Tours é um daqueles homens que fizeram falar de si gerações inteiras : Todos já ouvimos falar do episódio em que São Martinho, cavalgando, envolto na sua ampla manta de guarda imperial, encontra um pobre endurecido pelo frio e com gesto generoso corta em duas a manta, dando a metade ao pobre. À noite, em sonho, viu Jesus, envolto naquela metade de manta sorrindo-lhe reconhecido.

Martinho, eleito Bispo de Tours, tornou-se o grande evangelizador do centro da França. Tinha sido, como se disse, soldado sem querer, monge por escolha e Bispo por dever. Nos vinte e sete anos de vida episcopal; conquistou o amor entusiasmado dos pobres, dos necessitados e de todos os que sofriam injustiças, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo.

São Martinho de Tours morreu em 08 de Novembro do ano 397 em Candes, durante uma visita pastoral. Foi considerado um dos primeiros santos não mártir a ter festa litúrgica. (A metade da celebérrima manta que São Martinho dividiu com o pobre, tirada numerosas franjas para enriquecer os vários relicários, foi guardada cuidadosamente em uma capela).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.