domingo, 23 de novembro de 2008

Que nos falta então?

Com a solene Eucaristia presidida pelo Bispo de Lamego, encerram-se as celebrações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Prelado da Diocese Lamecense, exactamente na Solenidade de Cristo Rei com que termina o Ano Litúrgico.
Este é também o Dia da Diocese cujo aniversário da Dedicação da Catedral ocorreu em 20 de Novembro. Por isso, colaboradores paroquiais provenientes dos várias arciprestados estiveram de manhã no Seminário Maior, reflectindo sobre o Plano Pastoral Diocesano.

ALGUMAS NOTAS:
1. A presença, na comunhão episcopal, de Bispos de outras dioceses irmãs. Um gesto sempre de realçar.
2. Temos um clero maravilhoso. Apesar de ser domingo, dia de intenso trabalho para os sacerdotes, estes estiveram presentes em grande número. Houve arciprestados cujos párocos estiveram presentes na totalidade. Fantástico!
3. Temos leigos comprometidos, que aparecem e dão o seu melhor. Ontem os jovens da diocese foram inexcedíveis na comunhão com o seu Bispo; hoje um grupo significativo participou na acção de formação no Seminário e na Solene Eucaristia.
4. Que nos falta então? Esta é a pergunta que toda a diocese deve fazer-se a si própria. Com tanta e tão bela "matéria prima", temos obrigação de ir muito, mas muito mais longe.
5. Claro que este ano até se compreende, dadas as celebrações das Bodas de Ouro Sacerdotais do nosso Bispo. Mas o Dia Diocesano, na minha opinião, devia ser o DIA DO LEIGO. Há que quebrar rotinas para se dar a esta data mais interesse, mais empenho, mais entusiasmo, mais participação. Conforme tem estado nos últimos anos, não desperta a adesão desejável.
6. Para quando o Conselho Pastoral Diocesano? É que me parece que nos falta uma vaga de fundo em ordem à formação e capacitação dos leigos para o lugar que lhes corresponde na Igreja. O facto de, felizmente, termos muitos padres não nos pode distrair. Outras dioceses, neste campo, já arrancaram há muito.

Oxalá que estas celebrações aniversárias nos predisponham a TODOS para a MUDANÇA de que falou Bento XVI.
Parabéns, senhor Bispo! Por muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.