quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Escritor Arturo Pérez-Reverte defende união de Portugal e Espanha

O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte defendeu a existência de uma Ibéria, um país único, sem fronteiras que separem Espanha e Portugal, porque é "um absurdo" que os dois países vivam "tão desconhecidos um do outro".

"Há uma Ibéria indiscutível que está entre os Pirinéus e o estreito de Gibraltar, com comida, raça, costumes, história em comum e as fronteiras são completamente artificiais", disse o escritor à agência Lusa, de passagem por Portugal a propósito do lançamento do romance "Um dia de cólera".

Para Pérez-Reverte, o maior erro histórico de Filipe II, no século XVI, foi não ter escolhido Lisboa como capital do império: "Teria sido mais justo haver uma Ibéria, e a história do mundo teria sido diferente".

O escritor disse que essa Ibéria não existe hoje administrativamente, mas "qualquer espanhol que venha a Portugal sente-se em casa e qualquer português que vá a Espanha sente o mesmo".

"Houve dificuldades históricas que nos separaram, mas a Ibéria existe. Não é um mito de Saramago, nem dos historiadores romanos. É uma realidade incontestável" que precisa de um empurrão social e não político para concretizar o projecto, disse.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1046626

Que lhe parece a ideia? Acha mesmo que Portugal e Espanha deveriam ser mesmo um país único?
Soa-lhe bem isto: "Região Autónoma - Portugal; País - Ibéria"? Acha possível que tal venha a acontecer algum dia?
Se tal acontecesse, uma coisa garanto: seria sem Sócrates. Este só mesmo os pacíficos portugueses suportam. Seria um absurdo para catalães, bascos, castelhanos e quejandos arcar com este senhor...
Ou então façam mais um exercício. Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação da Ibéria! Estão a rir-se?? Também eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.