sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Um exemplo só

Em cada dia, tiro sempre um tempinho para visitar a Agência Ecclesia ( http://www.agencia.ecclesia.pt), voz da Igreja na internet.
Gosto de lá ir, preciso de lá ir. Venho sempre satisfeito? Poucas vezes.
Se ainda houvesse dúvidas acerca das dificuldades que a Igreja tem em comunicar, bastava dar um vista de olhos por este site. Quer a linguagem de quem nele escreve quer a dos intervenientes é, na maior parte das vezes, de fugir.
Temos de nos admirar que as pessoas não lêem!?
Depois a ideia que perpassa é de uma "Igreja a coçar para dentro". As suas festas, procissões, reuniões, movimentos, problemas... Uma Igreja voltada para fora, aberta ao mundo que interpela e se deixa interpelar por ele... Onde está?
Hoje li um título que me chamou a atenção: "Igreja pede mais empreendedorismo social". Fui ler. Tive que resistir à tentação de desistir a meio. Que linguagem! Seca, formatada, empedernida! Haveria alguma necessidade? Se há um campo onde é preciso "falar claro" é no âmbito do social onde as dificuldades, anseios e realidades são clarinhos como a água da serra.

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