quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Métodos que parecem não resultar...

Já aludimos a este assuntos num outro post. Os temas mais versados nos planos pastorais diocesanos são a família, os sacramentos e a Bíblia.

Quanto à Bíblia, parece consensual que se evoluiu alguma coisa. Cresce o interesse pela Palavra de Deus, cada vez mais gente tem a Bíblia em casa e muitas pessoas lêem, meditam e rezam a Palavra.

Quanto à família, a ideia que se tem é que regredimos. Pese embora todos os cursos de preparação para o matrimónio, os debates, reuniões, homilias, artigos nos jornais, encontros familiares, etc, cada vez menos pessoas se casam e o divórcio cresce constantemente; as casas de acolhimento enchem-se de "crianças órfãs de pais vivos", embora a natividade descresça drasticamente. A violência familiar está aí, para nossa vergonha.
Claro que a política familiar (?) dos políticos não ajuda. Em vez de actuar na nascente, actua na foz do rio matrimonial, favorecendo o divórcio e demais formas à margem do casamento.

Quanto aos sacramentos, apesar de toda a insistência universal e local quanto à centralidade da Eucaristia, o facto é que cada vez menos gente participa na Missa dominical.

Que se passa? Se a Mensagem é excelente, terá que se concluir que o problema estará nos meios de A transmitir.

1 comentário:

  1. Olá, amigo Padre:
    Quero deixar aqui o meu testemunho como jovem que sou.
    Também me interrogo tantas vezes o porque de as pessoas não se casarem perante Deus manifestar o meu amor na sua presença, para mim foi o acto mais belo e sublime que tive na minha vida.
    Casar pela igreja fazia parte de mim, não só por ser católica praticante. Mas por este sacramento ser uma forma de estar mais perto de Deus.
    Para mim se não for a missa Dominical já não é Domingo.
    Domingo para mim e o meu Marido significa dia do senhor, da família de estarmos reunidos na casa de Deus.
    Agradecer as maravilhas que fez por nós, ao longo de mais uma semana que nos deixou passar nesta passagem pela terra agradecer a vida a casa a comida o lar a compreensão o acolhimento para com os outros, agradecer a vida.
    Só não estou presente na missa quando vou a terra do marido e quando fico doente e mal consigo sair da cama.
    Para ficar bem assente o meu testemunho aconselho todos os jovens e casais a contraírem matrimónio religioso pois é a melhor forma de vivermos.
    Ele nos dá força para ultrapassar tudo alento para o dia e pega em nós ao colo sempre que passamos por maiores dificuldades, compartilhem o vosso amor com Deus pois ele nos ama e quer-nos unidos num só corpo numa só alma num só amor.
    Para verem como o nosso crescente amor a Deus é tão forte, o meu marido foi nomeado a pouco tempo ministro da comunhão foi enviado pelo pároco de S.João de Tarouca pois estavam a precisar lá de ministros.
    E ele lá foi porque sempre foi uma coisa que queria, por isso Sr. Padre se precisar de ajuda na eucaristia tem aqui mais um servo de Deus.
    Espero que os jovens entendam a necessidade deste apelo, voltem-se para Deus é o único alento da nossa vida, ele nos ajuda e o Sacramento do matrimónio o mais belo que há.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.