domingo, 16 de novembro de 2008

30 elementos dos «No Name Boys» detidos pela P.S.P.

A PSP deteve cerca de 30 elementos da claque No Name Boys, apoiante do Benfica, depois de ter efectuado buscas a residências pessoais e a instalações do grupo de adeptos. A polícia apreendeu ainda droga, tochas incendiárias e outros objectos considerados perigosos durante uma operação levada a cabo neste domingo. Uma investigação despoletada pelo alegado envolvimento de elementos da claque na agressão a adeptos rivais e a agentes policiais.
Entre os detidos estarão os líderes dos No Name Boys, além de outros adeptos da claque benfiquista que não se encontra legalizada.
Na segunda-feira deverão ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa.
A operação terá envolvido escutas telefónicas e suspeita-se que alguns dos elementos da claque se dediquem ao tráfico de droga.
Porque raríssimamente posso ir aos estádios de futebol, não tenho experiência directa do modo como as claques estão, se comportam e do papel que desempenham no espectáculo desportivo. O que sei é pelo que lei e vejo na comunicação social ou através do testemunho de uma ou outra pessoa amiga.
Verdade seja dita que não tenho boa impressão das claques. Sobretudo pelo comportamento destas em relação aos apoiantes de equipas adversárias. Mas também pela vandalização associada a elas em estações de serviço, casas comerciais, veículos, etc.
Às vezes assalta-me a dúvida: não serão as claques o "pau estendido" das direcções dos Clubes para "meterem na ordem" adversários, os próprios atletas e outros que não "interessam"? Claro que nenhum elemento de nenhuma direcção de nenhum clube assumirá isto publicamente. É óbvio. Mas se o comportamento das claques é bem conhecido em alguns casos, por que razão as direcções clubísticas não se demarcam clara e frontalmente? Por que não as denunciam?
Sei ainda que integram as claques pessoas irrepreensíveis, apenas por amor clubístico e pelo prazer do apoio e vivência em grupo. Mas não haverá muitos arruaceiros e malfeitores que se acoitam à sombra das claques para realizarem actos de selvejaria?
Há que tomar medidas. Sérias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.