sexta-feira, 13 de abril de 2007

"ESPAÇO IGREJA" NAS ONDAS DA RÁRIO

Em cada sexta-feira, das 14 às 15 horas, a Rádio Riba-Tavora - Espaço Santa Helana - ( www.rrt.pt.vu) transmite, a parir de Tarouca, "Espaço Igreja".
Normalmente, sou eu quem marca presença no referido programa. Em tempos de muito trabalho pastoral, como a Quaresma, o Diác. Amorim, a Ir. Teresa ou a Dra. Laida fazem o favor de me substituir.
Hoje voltei. Confesso que já sentia falta daquele espaço. Muitas vezes, levo pessoas comigo. Já lá estiveram representantes de todos os povos e de todos os grupos da Paróquia, além de outra gente que acho ter algo de interessante a comunicar. Mas hoje fui sozinho.
Falei do sentido da Páscoa, da Palavra de Deus que o próximo domingo nos propõe, de questões relacionadas com a educação dos mais novos, das habilitações de Sócrates, do derrotismo nacional.

No tempo de estudante de Teologia, saiu a célebre Exortação Apostólica EVANGELII NUNTIANDI do Papa Paulo VI. Era vice-reitor do Seminário Maior o Senhor Dr. Jacinto Botelho, hoje Bispo de Lamego, que nos ia falando com entusiasmo deste documento papal. Recordo que referia amiúde que, segundo o pensamento do Papa, a comunicação social era o púlpito dos tempos modernos.
Guardei e deixa amadurecer a ideia. Sinto que Paulo VI tinha razão.Por isso, dentro das minhas muitas limitações, procuro estar presente nesse "novo púlpito dos tempos modernos." Criei um jornal mensal "Sopé da Montanha" que dirijo, oriento o Boletim Paroquial "Apelo", trouxe para as celebrações as novas tecnologias, tenho um programa semanal numa rádio local, Criei o site da Paróquia ( http://paroquiadetarouca.no.sapo.pt/), possuo agora este blog, participo noutros blogues e foruns dos quais destaco : ( http://www.paroquias.org/forum/index.php).
Sempre nesta preocupação: anunciar Cristo. Só Ele. Na certeza de que a Igreja existe por causa de Cristo. Quem me dera ser melhor e saber mais para O poder anunciar condignamente. Confio na obra da Sua Graça. Sempre.

Deixo aqui o meu obrigado ao D. Jacinto por me ter motivado, enquanto estudante, para estas lides pastorais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.