terça-feira, 17 de abril de 2007

Econtro de catequistas

Na noite de hoje, realizou-se uma reunião de catequistas da Paróquia. Não estiveram todos. Uns comunicaram atempadamente que não podiam estar por razões inadiáveis; outros provavelmente tiveram receio da trovoada que nessa hora se fez sentir por estas bandas e alguns ter-se-ão esquecido.
Foi um momento de oração, reflexão, partilha, de se acertarem detalhes, tendo em vista a realização do plano anual da catequese.
Fálámos sobre o curso arciprestal de catequistas que decorreu na Quaresma, partilhámos as dificuldades e as situações que nos vão aparecendo, fizemos alguns reajustes, demos apoio uns aos outros.
Realmente, não é fácil, dadas as instalações muito precárias, o elevado número de catequizandos - 350 -, alguma falta de compromisso por parte dos pais, a dificuldade em comunicar Deus a crianças e jovens muito voláteis, sem capacidade de concentração, bastante apegados ao materialismo e imediatismo.
Aflige-nos a falta de prática cristã. Mas se os pais não praticam... É que "casa de pais, escola de filhos". Muito se tem feito para ajudar os mais novos neste campo. Missa das Crianças, novas tecnologias na Eucaristia, animação da celebração em termos que procuramos ser os mais adequados... Mas se há catequese, ainda vão indo; se não há catequese, quase nenhum.
Tanto se tem falado e escrito nesta comunidade acerca da Eucaristia! Os resultados parecem desanimadores.
Como muito bem dizia um dos elementos do grupo, o que vale é a fé. É por causa de Cristo que aqui estamos.É por Ele que vale tudo. É n'Ele que confiamos. Sabemos que a nós só nos compete semear. Sempre! A Ele pertence colher.
Catequistas amigos, obrigado pela vossa disponibilidade, perseverança, entrega e generosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.