sábado, 14 de abril de 2007

Ricos cada vez mais ricos, Pobres cada vez mais pobres

Enquanto os 10% de portugueses mais ricos são cada vez mais ricos, os 10% de portugueses mais pobres estão cada vez mais pobres.
Os dados estão aí, claros, contundentes, envergonhantes: 2 milhões de portugueses no limiar da pobreza.

O combate efectivo à pobreza deveria ser o verdadeiro desígnio nacional. Parece que a comunicação social teima em distrair-nos do que realmente interessa. Telenovelas, futebol e escândalos é trio mágico da distracção.
Mas claro, a comunicação social estás "nas mãos" de quem? Dos grandes grupos económicos ou do Estado. Alguém se apercebe de algum descontentamento por parte dos ricos em relação à actual maioria que governa o país? Parece que nunca estiveram tão bem. O descontentamento brota só dos mais pobres. O que é estranho. Não se diz este governo socialista?

A Igreja vai desenvolvendo acção sócio-caritativa como pode. Instituições como a CARITAS e as MISERICÓRDIAS, as paróquias através dos lares de idosos e do apoio às crianças, grupos paroquiais, voluntariado, acção individual e outras atestam a presença efectiva do Mandamento Novo, numa dinâmica evangélica de "não saber a esquerda o que faz a direita". E que assim seja cada vez mais.
Penso é que falta, entre outras, uma maior intervenção profética neste campo, sobretudo por parte da hierarquia. Tudo muito calado ou semi-calado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.