segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Desolação! Fogo queima a nossa Serra!


Começou pelas 14 horas. E neste momento ainda perdura. O fogo, apoiado por forte vento e pelo calor que se faz sentir, consumiu rapidamente uma boa parte da Serra de Santa Helena. O perigo rondou algumas povoações - Cravaz e a parte alta de Arguedeira, sobretudo.
Fui informado que em Cravaz algumas pessoas foram evacuadas, passando a tarde no Quartel dos Bombeiros. Uma intensa nuvem de fumo abateu-se sobre alguns povos, tornando o ar quase irrespirável.
Os prejuízos são muitos, mormente em pinhais. Mas algumas culturas, mais chegadas à Serra, não foram poupadas.
No combate às chamas estiveram durante a tarde 189 homens apoiados por 47 veículos e 4 meios aéreos. O vento e a extensão do fogo foram inimigos dos "soldados da paz"que tudo fizeram e fazem para evitar o pior.
Revolta. É o que mais se sente na população que não acredita que o incêndio tenha tido uma origem natural. E as perguntas ficam no ar ao ritmo das inquietações. Quem fez isto à Serra? Quem será a mão bárbara que provoca tais calamidades? Que interesses ocultos estarão por trás de tudo isto? Porque razão não actuam exemplarmente a investigação e a justiça?
Enquanto uns tentam, pela reflorestação, sarar a Serra do magno incêndio que há anos a reduziu a cinzas, fogos vários, embora de muito menor dimensão, esforçam-se, ao longo dos anos, para neutralizar o esforço da Natureza e do homem para ressurgir. E agora este enorme incêndio!
A freguesia de Tarouca volta a estar de luto. A sua amada Serra ardeu. O negro envolve-nos.

3 comentários:

  1. É terrível o cenário que se tem desenhado ao longo deste Portugal.
    As chamas durante este mês de Agosto não tem dado trégua. Temperaturas elevadas são um factor, é verdade.
    Todavia... o principal factor, na minha opinião é a mão humana. Voluntária ou involuntária. Imagino a tristeza das populações pois para alem da beleza da Serra... o ameaço aos lares é terrível.
    Infelizmente sei bem os estragos que fogo pode fazer.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  2. É a fotografia do Tarouca Hoje não é?

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo
    obrigado por chamar atenção.
    Fiquei tão chocado com este medonho incêndio que me esqueci de referir a origem da foto. Vou fazê-lo agora.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.