sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Mónica e o André

Dois dos meus encantadores sobrinhos festejam o seu aniversário natalício nas vizinhanças do meu. A Mónica e o André.
No dia 11 foi a Mónica, já crescidinha, a leccionar em Lisboa. Hoje é o André. 1o anitos!
O André é uma criança muito viva, embora serena. Como os miúdos da sua idade, é brincalhão,tem imensa piada, gosta de estar sempre em movimento. Só há duas coisas que não aprecia: andar de bicicleta e os computadores que só consulta quando precisa mesmo. O seu "Magalhães" é mais para ver do que para usar.
Muito vivo, sabe bem distinguir os modos e os tempos. Brinca imenso, mas guerras, querelas, violência não são com ele. Quanto aos tempos, aplica a máxima" trabalho é trabalho, conhaque é conhaque". Sabe quando é tempo de brincar e tempo de tralhar. Quando é tempo de rir e tempo de falar a sério.
Todos os dias reza com os pais e nas férias, quando fica com o avô, reza o terço com ele. E se o avô lhe diz, ao fim do 2º ou 3º mistério, que já pode dormir, ele responde: "Não, não, é para ir até ao fim".
Um dia o avô perguntou-lhe o que queria ser quando for crescido. Ele lá foi dizendo. Até que lhe lança o desafio: "Não queres ser padre?"
"Até que era capaz de ser fixe", respondeu. Mas logo a seguir pensou e disse: "Avô, e ser padre é assim viver sozinho como o tio numa casa? É que se é, já não quero, viver sozinho não dá."
Agora está noutra. À mesma pergunta, responde: "É uma possibilidade. Até pode ser bué de fixe". Sim diz isto, não para se escapulir, mas com convicção.
Que se fala nele a vontade de Deus e que ele se abra à vontade de Deus.
Sê feliz, miúdo! Nunca desistas de procurar ser feliz!

E porque hoje é o teu aniversário, aqui vai a "cantiguinha", esperando que a tua mãe não leia. Caso contrário, não escaparei a mais uma zurzidela de orelha. Ahahahah

André Pereira de Tagarelo
Oh! Que rico rapaz solteiro!
Sua mãe pranta-lhe um defeito:
Não pode ver rabo de saia...

Etc, etc, etc

Parabéns, amigos sobrinhos! Deus vos abençoe!

2 comentários:

  1. Assim é, de facto, o garoto diz várias vezes que "Até pode ser bué de fixe" ser padre.
    Mas gosta muito de "namoradas" e, parece-me, que é algo de incompatível.
    Ou não?!
    NPL

    ResponderEliminar
  2. Não posso deixar de comentar esta maravilhosa mensagem! Ou não fosse eu uma mãe "galinha" e muito orgulhosa dos seus filhos e agradecida a Deus pelo dom da maternidade com que me presenteou duplamente!
    Um dia, há seis anos atrás, respondi ao meus carissimo cunhado, à pergunta: "E se o André quiser ser padre?", com este comentário: "Se tiver que ser..."
    Hoje responderia de modo diferente, pois o André tem com Jesus uma relação muito especial.
    Se for essa a vontade de Deus e a do André, ficarei muito feliz!

    Obrigada, Senhor, pelo privilégio de ser mãe deste menino. Ajuda-o a crescer para Ti e a ser feliz.

    Ana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.