quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O rasto dos passos de Deus


Pedaços de uma vida
Pais pobres. Trabalharam à brava e pouparam o que puderam para que as suas duas filhas pudessem estudar. Se a mais velha ficou pelo caminho, a mais nova concluiu o seu curso universitário.
O pai mal se podia movimentar, pois os ossos pagavam agora pelo esforço medonho de uma vida de trabalho árduo. À mãe fora-lhe diagnosticada uma doença grave. Pelas voltas que o império da vida e das vidas dá, a filha mãe velha andava de candeias às avessas com os pais e a irmã com quais mal falava. Restava a filha mais nova que leccionava numa escola perto de casa e dedicava o ordenado e todo o tempo disponível aos pais precisados.
Por lapso no preenchimento do boletim de concurso, acabou colocada bem lá no fundo do Alentejo. Já lá vão uns bons pares de anos...
E agora, o que fazer? Que seria daqueles pais? Rezou, chorou, voltou-se para o Senhor com todas as forças da sua alma para que a ajudasse a resolver a situação. Bateu a todas as portas para tentar o destacamento para uma escola mais próxima dos pais. Nada. Deixar de trabalhar? Pois, e de que viveria ela e os pais? Além da penalização que não lhe permitiria voltar a concorrer nos dois anos subsequentes.
Lá foi. Desfeita por dentro, chateada com Deus que não a atendeu.
Algum tempo depois, soube que a irmã já ia a casa dos pais, os ajudava e até lhe começou a telefonar para dar conta como decorriam as coisas por casa. Ela continuava a mandar o dinheiro que podia. Entretanto a mãe melhorava a olhos vistos, contrariando todas as previsões.
Na escola alentejana, descobre um professor ao qual se foi afeiçoando, resultando num grande amor que lhe iluminou a vida e lhe fez esquecer os fracassos amorosos anteriores. Vieram a casar, eram um lar feliz com os dois filhotes, fruto desse amor. Referiria mais tarde que a sua vida familiar ultrapassou de longe tudo o que havia sonhado.
Depois os pais, primeiro os dois e, após o falecimento do pai, a mãe sozinha, iam estando às temporadas em casa de uma e de outra filha. As relações familiares eram agora estreitas e fortes.
O testemunho da gratidão
Esta professora crente diz que tudo isto lhe aconteceu graças à Providência divina que jamais nos abandona e que cuida constantemente de nós. Deus sabe muito mais do que cada um de nós o que é bom para cada um, porque Ele nos ama infinitamente e tem toda a largura de horizontes.
No momento em que Lhe pediu para não ir para o Alentejo e não foi atendida, não deixou de sentir uma revoltazinha contra Ele. Agora reconhece que Deus sabia o que estava a fazer e que a sua vida actual tem a mão carinhosa do Deus que lhe disse não quando esperava um sim. Então o não daquele momento foi um SIM fantástico ao seu futuro. Uma família constituída que a enche de encanto, a reconciliação com a irmã e desta com os pais, as melhoras da mãe... Como Deus sabe o que faz! E como o faz maravilhosamente! A dor de parto do momento da partida gerou-lhe um futuro para além do sonho...
Já sentiu esta especial presença de Deus?
Caro visitante, Já sentiu na sua vida o rasto dos passos de Deus?
Num pedido não atendido, que na altura até o deixou chateado, mas que depois gerou expectativas muito superiores? Na luz que apareceu no coração e lhe derrotou as trevas? Na palavra surgida, na atitude tomada, no comportamento vivenciado que lhe fez depois pensar "como fui capaz de falar desta maneira, proceder deste modo, sentir assim"? Na paz de alma que arrebata e transporta?
E quantas vezes nem nos apercebemos que Deus nos leva ao colo para não nos magoarmos! Quantas vezes esconde as nossas falhas e pecados para não nos expor diante dos outros? Quantas vezes a sua mão nos susteve para que não caíssemos nos vários abismos que nos foram aparecendo? Quantas vezes uniu o que parecia irremediavelmente desunido, nos surpreendeu com o inexplicável, aproximou pessoas, iluminou inteligências, fortaleceu vontades, estancou em nós a tentação? Quantas vezes foi ao volante do seu filho pelas estradas da vida?
Deus é fantástico! Tão fantástico que a Sua actuação até pode passar despercebida se não estivermos atentos.
Ver o rasto dos passos de Deus nesta vida. Ver o rasto dos passos de Deus na interacção desta vida com aquela que há-de vir.
Te louvarei, Senhor!

3 comentários:

  1. Realmente uma grande lição.
    Temos que agradecer sempre a Deus por tudo de bom ou de mau que nos aconteça, Ele está sempre do nosso lado, nunca nos abandona.
    Saudações atentas...

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Senhor Padre Carlos, a mão de Deus está sempre sobre nós.
    Confiar totalmente nEle, nunca duvidar!
    Tantos episódios de nossas vidas, que, numa primeira análise, pareciam infelizes... e que, afinal, redundaram em ganhos e frutos!
    Gosto muito daquela passagem, creio que é de Lucas (cito de cor): "Não vos preocupeis com o que haveis de comer e de beber... Procurai antes de mais o Reino de Deus e a Sua Justiça, e o resto vos será dado de acréscimo".
    Abraço em Nosso Senhor.
    Evágrio Pôntico

    ResponderEliminar
  3. É a dor que nos ofusca a exegese da linguagem de Deus, é ela que cruza as linhas nas comunicações transcendentais!

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.