sexta-feira, 14 de agosto de 2009

15 de Agosto: Festa da Assunção de Nossa Senhora

Mesmo no centro do mês de Agosto, celebra a Igreja, todos os anos, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, numa das festas mais queridas do povo cristão.
Desde os primeiros séculos que a Igreja professou a fé na Assunção da Virgem Santíssima em corpo e alma ao Céu. A atestar esta fé aparecem-nos os escritos mais variados tanto de cariz litúrgico como muitos e belíssimos textos dos Padres e Doutores da Igreja. Mas só no século passado, mais concretamente, no pontificado do Papa Pio XII, foi declarado Dogma de Fé este mistério tão enraizado na vivência do povo cristão.
Os fundamentos deste privilégio, bem como de todos os outros da Virgem Santíssima derivam, sem dúvida, da Maternidade divina de Nossa Senhora. De facto, tendo Maria aceite, consciente e generosamente, o convite feito por Deus por meio do Arcanjo Gabriel, para ser Mãe do Redentor, tornou-se deste modo, ligada intimamente à nossa Redenção. Nessa gestação sublime em que o Verbo eterno de Deus assume a nossa carne e se desenvolve no seio puríssimo da Virgem Santíssima, Ela vai acompanhar passo a passo toda a história de Jesus no tempo.
A sua presença será constante desde o nascimento à morte cruenta no Calvário. Após a Ressurreição e a Ascensão de Jesus ao Céu, Maria acompanhou, assistiu e fortaleceu o Colégio Apostólico e, muito provavelmente, na companhia de S. João Evangelista terá terminado a sua peregrinação na terra, adormecendo suavemente e sendo acolhida num filial abraço por Jesus, seu divino Filho.
É que a Mãe do Verbo de Deus, feito homem, não podia sofrer a corrupção do túmulo, por isso, tendo adormecido, foi levada à glória em corpo e alma juntando-se a seu Filho, o nosso Redentor, Jesus Cristo… Este mistério, aliás, como tantos outros em que acreditamos, não pode entender-se pelo simples luz da razão, mas é aceite pelo nosso coração em júbilo filial. Tanto mais que o mistério da Assunção abre-nos novos horizontes de vida.
A glória de Maria é ou deve ser um apelo a realizar, na vida quotidiana, o plano que Deus nos vai mostrando… O nosso acesso à glória, a nossa participação na glória com Maria, passa pelo trabalho da promoção e dignificação da nossa vida e da dos nossos irmãos, sobretudo dos mais necessitados. Passa pelo combate contra a fome, a miséria, a infelicidade…
Deste modo subiremos, subiremos para Deus com Maria que sempre viveu em subida, fazendo e realizando a vontade do Pai. Não esqueçamos que tudo quanto se refere à nossa glória futura e nos foi prometido, tudo se realizou já em Maria. Ela é, pois, o grande sinal de esperança que se ergue à nossa frente.
Fonte: Joaquim Mendes Marques

1 comentário:

  1. Sem dúvida sr. Padre,Maria é a nossa grande esperança... Junto a ela iremos encontrar Deus,é ela o nosso caminho... Entao que ela sempre nos guie,que nos faça poços imensos de fé... Mae do Céu,olha pelos teus filhos,fa-los seguir o teu exemplo de humildade,simplicidade e serva do Senhor... Ampara-nos sempre junto de ti...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.