domingo, 5 de julho de 2009

Já estamos em novena

Começou ontem às 18.30 horas.
Gostei do ambiente, das pessoas, do espírito.
Arranquei para a Serra antes do almoço. Depois encontrei-me com as gentes, resolvi alguns pequenos problemas e almocei.
Sentia uma vontade enorme de me embrenhar serra fora. Foi o que fiz durante duas horas. Sozinho. Ou como diz o povo: "Sozinho mais a graça de Deus."
Não, não segui os carreiros, meti pelo meio do mato. Andei pelo prazer de andar, pela descontracção imensa que me causa este gesto de comunhão com a natureza. Sentir no rosto a brisa suave, ser inundados pelos vários perfumes das plantas, passar junto de raros e pequeníssimos núcleos arvóreos e ouvir a música que ventos e folhas entoam harmoniosamente, ver a corrida apressada da sardanisca a esgueirar-se por entre a beleza feérica dos calhaus que sobressaem no meio de arbustos de mil cores e tonalidades, sentir os pés a fugir diante de um terreno esventrado pela reflorestação, onde as plantitas escondem o buraco mais fundo ... momentos mágicos de libertação interior, respiração da alma, leveza de espírito. Maravilha! Claro que cheguei com a roupa toda suja, o que me obrigou a regressar a casa depois da oração da noite para me mudar. Mas valei a pena, se valeu!

Já estive em Santa Helena hoje, às 8 horas, para a novena da manhã. Vou subir logo para a Festa da Senhora das Dores. O senhor Cón. Melo, pregador da Novena, por afazeres pastorais, não pode estar hoje. Paciência. Lá têm as pessoas que me aturar!

6 comentários:

  1. Boas...
    o que é uma novena?


    Red angel

    ResponderEliminar
  2. Novena: nove dias.
    É um retiro aberto. As pessoas continuam a sua vida quotidiana, mas aproveitam aquele tempo de novena (oração, anúncio da Palavra de Deus, reflexão, celebração) para se reencontrar e buscar Aquele que a todos nos liberta, Jesus Cristo.
    Muita paz

    ResponderEliminar
  3. Caro irmão, anjo vermelho,(perdoe-me a tradução,não leve a mal)estou a participar na novena a Sta Helena e N. Sra das Dores. Que lhe posso transmitir,para que o esclareça mais? Já o Sr.Pe Carlos muito bem reportou toda a envolvencia que existe na comunhão entre a natureza e a Fé! O que lhe posso dizer,e parecer-lhe-à suspeito,por cá estar,mas de verdade lhe digo,vim pela 1ª vez,sem conhecer ninguém..Abalei sózinha da 2ªmaior cidade e já estou completamente rendida,às gentes,à envolvencia do local e mais ainda à paz de mim para comigo mesma!
    Que maravilha de simbiose entre o ser espiritual e tudo o que aqui se vive!
    Recomendo-lhe,mesmo que não venha a este retiro este ano, ainda o pode fazer,até ao próximo domingo,passe pela Sta Helena da Cruz em Tarouca,nem que seja uma vez na vida!
    Depois agradeço,que me dê a sua opinião,é que posso estar a sonhar acordada e gostaria de o saber.
    Se assim for,que sonhe a vida toda!
    Paz e amor aos homens de Fé e Boa Vontade!
    Abraço de agradecimento ao Sr, Padre Carlos,por me dar a possibilidade de viver este momento,inigualavel!

    ResponderEliminar
  4. Conheço a história de um pároco que, no fim da missa dominical, avisou os paroquianos da seguinte acção:

    "Para prepararmos proximamente a visita pastoral do senhor Bispo à nossa paróquia, que terá lugar no próximo Domingo, amanhã,iniciaremos, aqui na igreja paroquial, a pregação de um tríduo de quatro dias, que terminará na próxima Sexta-feira, sendo as confissões por todo o dia de Sábado. Oportunamente estabelecremos o programa da Visita Pastoral".

    ResponderEliminar
  5. Obrigado:
    - AS pela reposta. É sempre bom cutturalizar-nos!
    - Lis... quando lá for... dir-lhei o que penso. (não sei como lhe vou dizer. lol)

    Obrigado

    Red angel

    ResponderEliminar
  6. Bem Pedro, pode sempre comunicar por aqui,desde que o Sr.Pe Carlos permita.Sou visitante diária do Blog,e mesmo que nem sempre comente, estarei por cá!
    Gostei que se identificasse,porque me pareceu,um tudo ou nada de "puro irritanço" de "teenager"! Se calhar, estou enganada,mas lendo-o de soslaio, pareceu-me! Peço mais uma vez que me perdoe!
    Já agora,venha mesmo, se o fizer ate lhe dou o endereço do meu blog, para comentar o que bem lhe apetecer!
    Esteja na Paz com alma e coração!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.