domingo, 21 de junho de 2009

A "mini" que soube bem

Um muro. Que interesse tem essa coisa tão prosaica?
Aqui o muro não é para separar, dividir, não, é para amparar e abrigar.

Como é hábito, neste 3º domingo do mês fui a Santa Helena para presidir à Eucaristia, antecedida de terço.
Muita gente lá em cima. O tempo estava bem agradável e uma brisa suave massajava-nos o rosto, contrastando com o calor sufocante que abafava o sopé da Serra.
A Eucaristia mais uma vez foi animada por aquele simpático coral que há alguns meses a esta parte exercessem belamente esse serviço à comunidade. Parabéns, amigo Elói! Parabéns, grupo coral!

Terminada a Eucaristia, havia que resolver uma série de pequenas questões, pois a novena e a festa aproximam-se rapidamente. E a Serra fica longe de tudo... Logo tudo tem de ser antecipadamente previsto.
No meio da azáfama, um senhor veio comunicar-me que a sua esposa, em cadeira de rodas, fora levada pelos filhos à Missa em Santa Helena. Percebi a mensagem. Queria que fosse dar-lhe uma palavrinha. Naqueles breves instantes, uma confusão enorme dentro de mim. "Oh! Valha-me Deus, logo agora que estou com tantos assuntos em mãos! E se este e aquele elemento da comissão vai embora, como se hão-de resolver os problemas!?" Mas no instante pensei: "Não, primeiro estão as pessoas, depois estão as obras." Pedi licença aos meus interlocutores e debandei ao encontro da doente." Um sorriso rasgado acolheu a surpresa da visita. Uma palavrinha, uma festinha e parti para a minha vida. Confesso que me senti bem com o meu pequeno gesto. Mais do que o fazer interessa o estar. Nem sempre as pessoas compreendem isto, porque o essencial desaparece hoje na frivolidade do acessório.

Bom, é aqui que entra o muro. Há muito tempo que os devotos que ficam no espaço das tendas durante as novenas reclamam a sua existência, não só por uma questão estética, mas acima de tudo por motivos de segurança. O muro estanca as terras e, perante um enxurrada que na Serra pode surgir quando menos se pensa, as pessoas sentem-se mais seguras e protegidas. Este ano, graças à intervenção da Câmara, o muro está a ser construído.
Não estava a comissão toda, logicamente. Mas os que estavam sabem bem o que é preciso. Esta comissão já leva algum tempo de exercício, o que simplifica muito as coisas. Desde ofícios que fiquei de enviar, à resolução de situações pontuais, passando por várias tarefas distribuídas, tudo se resolveu.

O intenso trabalho do dia e o calor que nos seca, haviam-me deixado a língua colada ao paladar. Fomos então barzinho do Santuário e bebi uma mini que me soube especialmente bem. Não sou um consumidor de cerveja a não ser em momentos de grande, grande sede. Era o caso.
Louvado seja Deus por tudo. Também pela mini.

6 comentários:

  1. Sr Padre, dias não são dias, que mal tem em se refrescar com uma Mini, é uma vez por acaso, e fez muito bem.Mas o que o senhor fez de melhor, foi dar uma palavra de conforto, a uma irmã, que dele tanto precisa, deixando os seus afazeres para depois, é muito bunito, é destas coias que Jesus gosta PARABENS SR.PADRE .
    VOZ DO GOULINHO
    António Assunção

    ResponderEliminar
  2. torna-se cada vez mais agradavel ir a santa missa na santa helena o mais provavel e que va deixar saudades. parabens ao grupo coral

    ResponderEliminar
  3. já é a segunda vez que fico espantado, a primeira por acaso a segunda por confirmação, aquando de uma visita à serra fui presenteado com um grupo de jovens a ensaiar a eucaristia e que me levou a ficar para assistir. Duas coisas a salientar:- o recado aos educadores: pais e avós, -e o bem que fica aquelas violas numa missa... até a mini acenta bem.

    ResponderEliminar
  4. ouviu-se falar das "novas" missas na Santa Helena aquelas do terceiro domingo e lá fui com a familia, resultado foi tão surpreendente que me leva no minimo a deixar aqui este comentário: ...com um padre a falar assim e com um grupo coral assim só perde quem fica em casa. parabéns a todos

    ResponderEliminar
  5. Pensei que o srº Eloi so sabia vender automóveis afinal das contas também sabe reúnir amigos e mostrar junto com o seu grupo como se faz gostar de assistir a uma eucaristia.
    prof. Alberto

    ResponderEliminar
  6. hoje mais do que nunca e preciso pessoas com incentivo, de trabalho e vigorantes, seja ele para muros ou para quaisquer tipo de tarefas e só tem o direito a critica quem ja fez melhor, como não conheço quem tenha feito metam as criticas no saco para não dizer... uma palavra de apreço ao srº padre e seu grupo de amigos, que beleza de missas... lindo, lindo...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.