sábado, 16 de maio de 2009

Jornada Diocesana da Juventude

Decorreu, durante o dia de hoje, a Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Lamego.
Depois de vários meses de preparação, hoje, a partir das 9h começaram a chegar ao Santuário mariano de Cárquere, no Concelho de Resende, jovens de todos os cantos da Diocese.
Esta Jornada, subordinada ao tema "Ele amou-me e entregou-Se por mim" (Gal 2, 20) e inseridas no Plano Pastoral da Diocese que, neste ano paulino procura focar os Sacramentos do Matrimónio e da Ordem, teve o seu ponto alto na celebração eucarística, presidida pelo Sr. Bispo, D. Jacinto Botelho. Nela concelebraram mais de duas dezenas de sacerdotes.
Na homilia, o Sr. D. Jacinto falou aos jovens sobre a beleza da vida matrimonial e a necessidade que cada família seja uma Igreja doméstica. Lançou ainda aos jovens o apelo a responderem afirmativamente à vocação que Jesus Cristo faz a cada um, seja ela à vida matrimonial, seja à vida sacerdotal ou religiosa. "A nossa alegria será completa quando a nossa resposta ao chamamento de Cristo for sincera, responsável e consciente", afirmou o Sr. D. Jacinto.
Da parte da tarde, vários grupos apresentaram encenações, pequenos teatros e canções de mensagem.
É impressionante a quantidade de pessoas ligadas à organização deste evento. Por isso, deixo os meus parabéns ao Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Lamego pelo infatigável trabalho que, desde há vários anos, culmina na Jornada. Apesar de muitas pessoas fazerem parte do Secretariado, deixo uma palavra de estímulo ao Pe. Bráulio Carvalho e ao Pe. Diamantino Duarte que dinamizam as actidades deste Secretariado.

Também jovens desta comunidade paroquial marcaram presença. Em virtude dos muitos afazeres, não pude estar com eles. Mas sabem que, mesmo não estando, estou sempre.

1 comentário:

  1. Bem haja P. Carlos. Nós sabemos que está sempre conosco.
    Foi um dia maravilhoso, num lugar encantado. Todos estiveram muito bem. Mais uma vez o Secretariado está de Parabens, claro que com a ajuda de muita gente, este ano, em especial com os mais novos Seminaristas, do Seminário de Resende.
    Uma Festa muito participada, da qual nós fizemos parte.
    Não posso deixar de citar aqui o espirito com que os mais novos membros do nosso grupo estiveram e participaram(alguns Crismandos).Fantásticos!!Apezar, de como eles mesmo disseram, não saberem muito bem o que os esperava. Adoraram. Tal como os membros mais antigos eles sentiram e viveram-na de forma intensa, consciente.Só vendo. Que orgulho!!...
    No proximo ano será em Penedono.
    Todos nós fizemos um Compromisso, no final, cada um foi novamente retirar um, claro que não o seu. Vou tomar a liberdade de postar aqui um dos que nos calhou, porque acho interessante compartilhar convosco:
    "Meu Deus comprometo-me a ser-te fiel tentando não me levar por maus caminhos, por favor espero conseguir e fazer-te sentir feliz comigo"
    apostolos n@veg@ntes

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.