quarta-feira, 27 de maio de 2009

Será?

Ao passar há momentos "uma vista de olhos" pelo blog http://www.eupadre.blogspot.com/, reparei nalguns comentários. Destes retiro duas frases que me chamaram a atenção.

1. "A maior parte das pessoas não gosta dos padres, precisa deles."

2. " Quem tem olho de porco só vê porcaria."

Claro que estas frases aparecem descontextuadas. Mas penso que nos levam a reflectir.
Que acham? Podem não ter nada a ver uma com a outra, porque ambas evocam e remetem para mundivalências próprias.

4 comentários:

  1. Infelizmente concordo plenamente com a primeira frase. Cada vês mais vejo que as pessoas se aproximam dos pe., pois pensam que estes são uma forma de chegar ate Deus mais depressa. Muitos vêem nos pe. uma espécie de "cunha" perante Deus.
    Depois, quando este servos Dele precisam de um auxilio... as pessoas fogem.
    Quem os vai visitar quando eles tiverem doentes? que os ajudará se lhes acontecer algo de grave, doença (AVC, EAM, Alzheimer...)? quem lhes ajudará na sua higiene? a vestir-se? comer? ou até mudar a fralda? São aspectos mais extremistas... mas, minha gente, os pe. também ficam doentes!

    ResponderEliminar
  2. a 1º frase, (e esta é a minha humilde opinião de leiga), as pessoas aproximam-se do Pe,ou para as festas de se exporem perante a sociedade: baptizados,casamentos, e evidentemente para os funerais. Aparentemente só se lembram da "Virgem quando troveja"! A minha leitura da 2ª frase é o tal ditado.."diz-me com quem andas dir-te-ei quem és"! "Porque quem mal não usa, mal não cuida"!
    Assim quem só vê o mal,é porque está metido nele ... E está em toda a parte desde que o queiram.. É preciso mudar as mentalidades, para limpar toda a porcaria que se alimenta dos menos Fortes...ou dos que só se integram neste lodo de sociedade!
    Força e luta contra o mal!
    Envangelizai,que o mal se extinguirá!

    ResponderEliminar
  3. Pena foi que apenas tivesse passado por lá apenas para dar "uma vista de olhos"...
    Quanto às frases: não concordo com a 1ª pois acho que as pessoas estimam os seus padres (nem sempre a recíproca é verdadeira) e concordo a 100% com a 2ª. Não a conhecia mas já não me esquço dela.

    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pela visita e pelo comentário.
    Nestas coisas, procuro evitar extremismos. Sei por experiência que há muita gente que é mesmo amiga do seu pároco e que os padres que eu conheço gosta mesmo das pessoas que servem. Podem manifestá-lo de formas diferentes, por felizmente todos somos diferentes.
    Conheço por experiência alguns que só ligam ao pároco porque e quando precisam dele.

    "Pena foi que apenas tivesse passado por lá apenas para dar "uma vista de olhos"..."
    Caro anónimo, digo-lhe que visito frequentemente o blog em causa, porque o aprecio. Faço-o dentro das minhas possibilidades de tempo.
    Eu sei que a net é virtual. Só podemos analisar pelo que as pessoas aqui escrevem, pois fogem-nos as circunstâncias e vivências que envolvem a pessoa que escreve.
    Talvez por isso, penso que devemos ser contidos nos juizos que apresentamos.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.