sábado, 23 de maio de 2009

43º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Celebra-se no próximo domingo o dia das Comunicações Sociais. É neste contexto que surge esta Mensagem do Papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o título "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade".

"Com efeito, – escreve o Papa – as novas tecnologias digitais estão a provocar mudanças fundamentais nos modelos de comunicação e nas relações humanas.
Estas mudanças são particularmente evidentes entre os jovens que cresceram em estreito contacto com estas novas técnicas de comunicação. Por isso, na mensagem deste ano, o meu pensamento dirige-se de modo particular a quem faz parte da chamada geração digital: com eles quero partilhar algumas ideias sobre o potencial extraordinário das novas tecnologias, quando usadas para favorecerem a compreensão e a solidariedade humana. Estas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade: por isso devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo de quem está necessitado e é vulnerável."
Muitas pessoas hoje usam estes novos meios para comunicar com os seus amigos, encontrar novos, criar comunidades e redes, procurar informações e notícias, partilhar as próprias ideias e opiniões. E desta comunicação derivam muitos benefícios: as famílias podem permanecer em contacto apesar de separadas por enormes distâncias, os estudantes e os investigadores têm um acesso mais fácil e imediato aos documentos, às fontes e às descobertas científicas e podem por conseguinte trabalhar em equipe a partir de lugares diversos.
A mensagem de Bento XVI revela uma Igreja atenta a este novo fenómeno, sem cair num fascínio acrítico nem num temor a entrar nele. Daí o convite final que nos é dirigido, a "assumir com entusiasmo" a "evangelização do continente digital". Tarefa que não é fácil, dada a enorme quantidade de conteúdos disponíveis e a "luta" pela atenção sempre fugaz dos cibernautas. Também aqui os cristãos – sobretudo os mais jovens – podem contribuir para uma nova evangelização que requer muita criatividade.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.