sábado, 16 de maio de 2009

Alerta vermelho

Há crianças a chegar às escolas com fome. Os casos são cada vez mais evidentes, sobretudo à segunda-feira, após os menores passarem dois dias em casa.

Muitas crianças comem na escola a única refeição quente do dia.

Crianças comem sopa e arroz. Peixe ou carne metem dentro do pão para levarem para casa porque o pai está doente!

In Correio da Manhã

3 comentários:

  1. Boa tarde!

    Muito bom ter alertado para este caso, que a meu ver é gravíssimo. Uma boa altura, para não pensarmos que só o estado pode resolver esta situação, mas sim apelar pela solidariedade. Todos nós podemos começar a contribuir nem que seja com uma maçã por dia, não para resolver o problema, mas pelo menos amenizar o problema, quem sabe até o nosso vizinho não esta a passar por uma situação idêntica! Começemos por aí.

    Céci

    Se começássemos ajudar por ai?

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente assim é... e cada vez vai piorar... Precisamos arranjar projectos como este das Caldas da Rainha que passo a expor (pena ainda não termos nosso Centro Paroquial ía ser de uma grande ajuda, nesta fase...):Para evitar que famílias passem fome, um grupo de dez voluntárias recebe todos os dias alimentos para distribuir a quem aparece a pedir no Centro Paroquial das Caldas da Rainha. Entre as 107 famílias já ajudadas em Abril encontram-se 118 crianças. “Algumas mães vêm cá mais do que uma vez por mês, sobretudo para levar leite e farináceos (pão, massas, batatas, arroz, entre outros)”.A convicção das voluntárias é de que se não fosse este auxílio, muitas das crianças destas famílias iriam para a escola “com fome”. Apesar da necessidade, as famílias tentam esconder a situação em que estão, para que os seus casos não sejam revelados publicamente, e sobretudo as que têm filhos tentam dar a imagem de que o poder paternal é bem exercido, para evitar a intervenção da Segurança Social. Para o mês de Maio estão já inscritas 104 famílias, com 110 crianças, para serem auxiliadas com alimentos, roupas e brinquedos.
    Tente-mos...

    ResponderEliminar
  3. É verdade, esta situação já se prolonga há vários anos. Crianças que vão para a escola sem comer. Tinha uma colga,colocada numa terra do Minho,que ia mais cedo para pagar o peq. almoço às crianças, que não o tomavam antes das aulas!Algumas gelavam, porque não tinham tomado nada quente,nem agasalhos suficientes.
    Não passei por essas situações, porque estive mais na cidade! Mas isso marcava-me e fazia-me sofrer.
    Chegava a mandar roupas por ela,da minha filha,para distribuir.
    É necessário sim..estar atentos porque nem sempre essas pessoas se aproximam, por vergonha, ou por se sentirem diminuídas na sua pobreza..Hoje em dia há cada vez mais pobreza escondida. Concordo ser necessário, trabalhar no terreno, procurar fazê-los entender,que há quem se preocupe e queira ajudar! Que falta de dinheiro,não é crime nem pecado!
    Dar foi tudo o que Jesus nos ensinou! Ele que Deu a Vida por nós!
    "Amar o próximo como a ti mesmo"
    Amén

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.