sábado, 16 de maio de 2009

Monumento a Cristo Rei

É já amanhã, dia 17 de Maio de 2009, a celebração do cinquentenário da inauguração do Santuário a Cristo Rei, em Almada, na diocese de Setúbal. Este monumento é obra de todos os católicos portugueses, que levados por um apelo dos Bispos de Portugal de então, contribuíram para a sua edificação.
As razões motivadoras para levar por diante a construção do Santuário de Cristo Rei estão bem evidentes nas Cartas Pastorais colectivas do Episcopado Português de 1937, 1946 e 1959. De facto, perante a cruenta guerra civil na vizinha Espanha e o crescimento do desprezo por Deus, o monumento era acto de desagravo, mas sobretudo expressava gratidão a Cristo por Portugal gozar de paz e incentivava a exigência de um ressurgimento nacional inspirado, na linha da tradição, em Jesus Cristo, único Senhor.
O Cristo-Rei está localizado na freguesia e concelho de Almada. Situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa. O pedestal, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura.
Só após o fim da guerra, em Maio de 1945, se anunciou, na Pastoral colectiva de 18 de Janeiro de 1946, a decisão de cumprir o voto de levantar o Monumento a Cristo Redentor. As obras começaram em 1949 e terminaram em 1959, graças à generosidade e empenho dos católicos, animados pelo Apostolado da Oração e pela Acção Católica.
O programa centra-se sobretudo na Eucaristia celebrada, às 16 horas, pelo Enviado Especial de S. S. o Papa Bento XVI, Cardeal D. José Saraiva Martins.
In O Amigo do Povo

A Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições, está neste sábado em Lisboa, partindo depois para Almada. São vários os momentos de expressão de Fé. Milhares de pessoas acompanham a Senhora da Mensagem.
Rogai por nós, Santa Mãe!

1 comentário:

  1. "Um sinal de gratidão pelo dom da paz" como disse um dia o Cardeal Cerejeira!

    Céci

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.