sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

As Visitas aos doentes

Na companhia de pessoas do GASPTA (grupo sócio-caritativo) visitei hoje 12 doentes. Na quarta-feira, havia visitado 8. E ainda faltam muitos...
Também neste campo, o homem põe e Deus dispõe. Tinha pensado, quer num quer no outro dia, fazer calmamente as visitas anunciadas. Só que em ambas as ocasiões surgiram funerais. Há que correr mais!
Mas são momentos ricos e enriquecedores. Os doentes apreciam estas visitas e recebem-nos com satisfação. Há sempre no grupo quem saiba criar boa disposição e todos oferecem muito carinho. Quantas vezes, o doente chora a sua situação e depois, graças a uma piada, a uma brincadeira, fica a rir-se.
Também há a celebração do Sacramento da Reconciliação para quem o deseja. São praticamente todos, felizmente. Aqui surge o meu banho de humildade. Realmente dou comigo tantas vezes a pensar: "Quem me dera ter a santidade desta pessoa..."
Os familiares que os tratam são pessoas que nos edificam pelo carinho dispensado, pela forma abnegada como os servem. Uma senhora, com o marido paralítico há dez anos, dizia-nos que dava todos os dias graças a Deus pela presença do seu doentinho. Fantástico!
Claro que há um ou outro caso menos satisfatório, mais preocupante. Mas no geral, graças aos cuidados dos familiares ou da Santa Casa, os doentes têm condições básicas.
O GASPTA deixa aos doentes uma prendinha. É pouco, mas simboliza o muito que lhes queremos, a importância que eles têm para todos nós.
Há certamente muitas coisas na paróquia que não estão tão bem como deveriam. Mas uma me dá uma imensa satisfação: o acompanhamento dos doentes. Graças a um numeroso grupo de ministros extraordinários da comunhão, ao seu brio e dedicação, os doentes são visitados semanalmente. Levam-lhes o sumo Bem, Jesus Sacramentado. Mas levam-lhes ainda a presença da comunidade que reza por eles, os visita. e os acarinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.