sábado, 18 de abril de 2009

DOTES DO CORPO GLORIOSO

Baseada na Bíblia, a Igreja ensina que o corpo glorioso, além da imortalidade, possuirá os dons (ou dotes) da impassibilidade, da claridade, da agilidade e da subtileza.

A imortalidade não será exclusiva do corpo glorioso, mas será extensiva aos maus no inferno, conforme o Apocalipse: "Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição." (Apoc. 21,4), e também " O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés." (I. Cor. 15,26). Embora no inferno a imortalidade seja mais um castigo do que um prémio, pois os condenados quereriam morrer, a fim de não mais sofrer suas justas penas.

A impassibilidade é o dote que impede que o corpo sinta qualquer dor, sofrimento ou incómodo. Pois diz São Paulo: "semeia-se o corpo na corrupção, ressurgirá na incorruptibilidade." (I Cor. 15,42)
A claridade é o dom que tornará os corpos brilhantes como o sol, pois diz o evangelista: "os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai." (S. Mateus, 13,43). Cristo antecipou-nos a visão desse dom na Transfiguração. Diferentemente da impassibilidade, igual para todos, com a claridade os corpos brilharão em diferentes graus, proporcionalmente ao mérito de cada um.
Já a agilidade é uma libertação das leis físicas, particularmente a lei da gravidade, pois "semeia-se [o corpo] na fraqueza, ressurgirá na força." (I Cor. 15,43)
Por fim, a subtilidade será a completa sujeição do corpo ao império da alma, executando suas ordens prontamente. Pois "semeia-se um corpo animal, ressuscitará um corpo espiritual."
(I Cor. 15,44)

2 comentários:

  1. Muito bem! Uma boa síntese sobre a doutrina dos dotes do corpo glorioso (que parecia esquecida, por semi-omissa), com base na Bíblia. Faz bem a aplicação de conceitos, garantindo a sua não exclusividade em relação ao corpo glorioso.
    No entanto, penso que seria melhor falar em subtilidade, como se aprendia, embora a correr, na catequese à moda antiga. É que a subtileza pode ser entendida também num sentido de conotação negativa, ou seja, o subterfúgio, a socapa. E assim fica a doutrina sem confusão.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.