domingo, 3 de fevereiro de 2008

As coisas que o meu papagaio não tagarela ensina!

O meu papagaio é um interesseirão. Não fala, por mais que se lhe martele "a mona" com a mesma palavra. Põe a cabeça de lado como quem escuta, mas falar, tá bem, tá!
Uma coisa faz: gosta de imitar o riso. Claro, se estiver bem disposto.
Então quando se lhe chega aos queixos, ou melhor, ao bico qualquer coisa que ele topa, estica-se todo para lhe chegar. Se não consegue, esboça um gargalhada. Nada de muito prolongado, só o que ele acha suficiente para merecer a guloseima.
Quando o tempo o permite, vem para fora de casa. As pessoas passam e muitas provocam-no. Mas qual "olá" qual meia carapuça. Não fala e pronto! Quando muito, soltas umas gargalhadas, especialmente se estiver interessado em ser recolhido.
Há dias, um grupo de alunos, acompanhados por um professor, passava no passeio. Um dos rapazes, ao olhar para o pássaro, manda sentença:
- Ó professor, este papagaio deve saber a missa toda de cor!
Pois, se sabe ou não, eu não sei. Salamurdo como é, guarda o que sabe para ele.

Mas será só ele? Quantas pessoas só se lembram dos outros quando precisam? Tanta gente que "faz ouvidos de mercador" aos apelos de mais participação, de mais empenho, de mais colaboração na vida social, associativa e religiosa da sua comunidade!!! Tanta gente que se faz "muito rogada" para fazer algo pelos outros! Nunca toma a iniciativa, nunca aparece a disponibilizar-se, nunca diz: "Estou aqui!" Muitos só aparecem quando é para tratar dos seus interesses, ou para reclamar, ou para exigir, ou para criticar...
Aprecio sempre a sugestão, a análise, a reflexão de quem "dá o corpo ao manifesto"; mas normalmente ligo pouco ou nada àqueles que nada fazem pelos outros a não ser criticar e "deitar abaixo".
As coisas que o meu papagaio não tagarela ensina!

1 comentário:

  1. :)Realmente Deus não há-de ter pedestais no seu espólio celestial...Por isso, nunca entendo muito bem do que é que as pessoas estão à espera quando se disponibilizam para alguma coisa cheias de presunção, vaidade e interesse...

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.