segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

É Carnaval

Apesar do mau tempo, ele está aí. É Carnaval.
Sou de uma terra onde o Carnaval nunca teve grandes tradições, mas sempe gostei de conhecer os costumes carnavalescos das terras por onde fui passando.
Encontrei coisas curiosas. Sobretudo relacionadas com os tempos de antanho em que o povo fazia a festa. Hoje paga-se a festa, mas não se faz festa.
Comadres e compadres, testamentos e deixadas, enterro do Sr. Entrudo com funeral a preceito, o caldo da farinha, o "chamar as velhas pra toirais", a presença alegre e entusiasta das populações, os bailaricos... Era belo sentir a mobilização popular de que hoje só restam uns focos residuais.
Pena foi que um certo moralismo clerical, aqui e ali, tivesse combatido denodamente certas tradições carnavalescas inofensivas, mas imensamente divertidas. Às vezes penso que alguns, se pudessem, rasgariam do Evangelho aquela parte em que Jesus disse: "Deixo-vos a minha alegria para em em vós a Minha alegria seja completa." Porque teimam em apresentar um cristianismo com "cara de sexta-feira santa"? Porque condenam toda a manifestação de alegria e humor sãos? Será ainda o perdurar dos genes de um cristianismo passionista, incapaz de descobir a alegria, o brilho, o explendor, a novidade, a vida nova da manhã da Páscoa?
Viva cada tempo a seu tempo. Divirta-se. Sãmente, fraternalmente.

3 comentários:

  1. Uma visão muito positiva e cheia de alegria :) Eu não gosto do Carnaval, nunca gostei, desde sempre,é de mim, está em mim! Mas gosto da alegria... :):):)
    Mas também acho que a alegria não se encontra em "excessos" e nalguns casos, o Carnaval tem muito disso!Não as tradições a que se refere, mas talvez esse "cristianismo com cara de sexta-feira" não quisesse ou não queira abrir excepção a nenhum modo de viver o Carnaval.Não sei...

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo!
    Dei-te um prémio.
    Queres passar pelo meu blog?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Já passei. Obrigado amigo Migalhas.
    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.