sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

" Os padres criaram a religião e os padres acabam com ela!"

" Os padres criaram a religião e os padres acabam com ela!"
E eu a pensar que as pessoas tinham evoluído um bocadinho...
Ainda hoje alguém me citou esta frase que vai ouvindo, agora e logo, de diversas pessoas.

Como é possível, em pleno século vinte e um, ouvirem-se bocarras destas?! Ignorância crassa e supina? Má fé? Desculpas de mau pagador? Bem, toda a gente sabe que a ignorância é atrevida.

Todos querem o progresso quando ele contribui para o bem estar. Estradas, electrodomésticos, transportes, reformas, assistência médica, novas tecnologias, escolaridade, meios de comunicação... são bem queridos e bem aceites.
Mas há gente que, no campo religioso, ainda não saiu do passado, do tempo da cristandade e se opõe a toda e qualquer evolução, sobretudo se esta exige. Para estas pessoas, o crisma havia de ser aos 7/8 anos, a catequese não é precisa, as reuniões são uma valente chatice, as comunhões deveriam ser um festival de vaidades e de passagem de modelos... Com cristãos destes, não precisa a Igreja de inimigos...

Para esta gente, a Igreja devia servir para tudo, aceitar e acolher todos os desvaneios, interesses, manifestações de importância social e manias. É o tal porreirismo de que aqui falávamos há dias.
Esquecem o fundamental: a IGREJA É PARA TODOS, MAS NÃO É PARA TUDO!
A Igreja ou é fiel a Jesus Cristo, QUE A FUNDOU, ou não tem razão de existir.
Cristão vem de Cristo. Somos cristãos por causa de Cristo, Ele é o único Senhor. O Evangelho, e não as nossas manias, conveniências, tradições e interesses, é que é o nosso código de conduta.
Foi Jesus que disse à Igreja para estar atenta aos sinais dos tempos, de cada tempo, e transmitir a eterna verdade do Evangelho, em mensagens que as pessoas de cada tempo entendessem e de que precisassem. Só a mudança permite a fidelidade ao perene.
E se esta gente tivesse a grandeza interior da humildade e aproveitasse este tempo quaresmal para se converter?
De conversão todos precisamos muito e sempre. Também estes irmãos. Rezo por eles.

1 comentário:

  1. Criador só há um: Deus! Quem criou a religião foi Deus, quem lhe dá seguimento é toda a Igreja liderada por Cristo, como bem diz. E ainda que a religião acabasse,a culpa não é dos sacerdotes, é de todos...
    Tenha paciência!Deus dar-lhe-á com toda a certeza o dom da fortaleza... :):):)

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.