quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Amigo? Se for para aquilo que lhe convém...


- amigos verdadeiros,
- amigos do nosso
- e amigos dos nossos serviços.
Penso que a toda a gente só interessam os primeiros. Os outros, sob uma capa de amizade, querem é servir-se de nós. Exploram-nos.
Há gente que se faz amiga, mas que depois nos mente para levar a água ao seu moinho.
Há gente que se faz muito amiga, mas depois exige e faz chantagem com os nossos serviços.
Há gente que se faz amiga e depois não tem pejo em exigir a transgressão de normas, solicitar privilégios, perseguir, às nossas custas, postos ou situações de destaque.
Há gente que se mostra muito amiga só porque isso convém ao seu bolso.

Com amigos destes, quem precisa de inimigos?

O verdadeiro amigo respeita-nos, compreende a nossa missão e o nosso serviço. Jamais busca subir na vida à custa do amigo. Nunca se serve da amizade para obter privilégios. Na verdade da amizade, aceita tanto um sim como um não.
O verdadeiro amigo ajuda a carregar a cruz da missão, nunca a torna mais pesada.
O verdadeiro amigo jamais embarca em qualquer situação de chantagem.
O verdadeiro amigo sabe que pode contar connosco e que podemos contar com ele, no respeito absoluto pelos valores, referências, e missão de cada um.
O verdadeiro amigo nunca nos põe contra os outros nem aos outros contra nós, porque quer o nosso bem, a paz e a verdade.
Pois, amigos destes nunca são demais.

3 comentários:

  1. "....Pois,amigos destes nunca são demais."
    São tão raros...hoje a amizade é consumivel, "consome-se" enquanto é precisa, ou necessária para atingir este ou aquele objectivo em determinada altura, depois, deita-se fora como qualquer outro objecto. Vivemos numa sociedade de consumo, até no que se refere a valores e sentimentos...mas eu ainda acredito no Homem e na verdadeira Amizade!!.
    A.R.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo, continuo a crer na amizade, a crer no Amigo, a crer em si, que consubstancia modelarmente a amizade e o amigo.

    Abraço grande em Cristo Senhor
    Seu admirador

    João António
    padre

    ResponderEliminar
  3. "Palavras amáveis multiplicam os amigos, a linguagen afável atrai muitas respostas agradáveis. Procura estar de bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil." Sir 6,5-6

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.