terça-feira, 12 de maio de 2009

Será isto que Nossa Senhora quer?

12 e 13 de Maio. Milhares de pessoas em Fátima para a peregrinação aniversária.
Tenho ouvido que a crise está a fazer aumentar o número de peregrinos.
Também vi na TV grupos que afirmaram que iam a pé, não por promessa, mas "na desportiva". Na verdade, se hoje está na moda fazer caminhadas ( e ainda bem, pois a saúde agradece), por que não aproveitar e juntar o útil ao agradável?

Fátima significa para muita gente - e para mim também - algo de muito especial. Aquele espaço comunica paz, serenidade interior, elevação, encontro com Aquela que sempre nos fala belamente de Deus.
Fátima significa formação e conversão.
Quantos cursos e acções de formação, da mais variada índole, se não realizam ali durante o ano? Neste campo, Fátima é uma universidade aberta.
Penso, contudo, que se poderia ir mais longe no tocante à formação da multidão. Uma dinâmica viva de catequização popular é indispensável. Não nego que algo se tem feito, mas é realmente preciso mais, bastante mais.
Caso contrário, as pessoas vão, fazem umas voltas de joelhos, acendem umas velas, entregam esmolas e... regressam na mesma. Certamente contentes por terem pago as promessas.
Regressam à base com zero compromissos, zero em zelo apostólico, zero em intervenção nas suas comunidades, zero em opções de vida condizentes com o Evangelho. Vejamos o referendo sobre o aborto. Bastava que votassem "não" os que nesse ano passaram por Fátima, para que o aborto não fosse aprovado...
Conversão de vida. Proposta de Jesus Cristo que Maria renovou em Fátima quando apareceu aos pastorinhos. Ir a Fátima sem vontade de conversão, de mudança de vida, de disponibilidade para mudar no sentido do Evangelho, agradará a Maria Santíssima???

O que Deus não quer certamente é esse corrilório de velas e velinhas, de joelhos a sangrar, de pés desfeitos. "Não é de sacrifícios que Vos agradais e, se eu Vos oferecer um, certamente não o aceitaríeis. Sacrifício agradável ao Senhor é um espírito humilhado e contrito." - Bíblia.

Será que se está a esclarecer convenientemente a multidão?
Compreendo a dor, a angústia, o sofrimento, o desespero e desesperança de tanta gente que se exprime dessa maneira.
Mas pensemos. Um filho faz a vida negra aos irmãos ou, pelo menos, não lhes liga nenhuma. Entretanto, a mãe faz anos e ele, para lhe agradar, até faz grandes sacrifícios para lhe oferecer uma valiosa prenda... Será isto que deixa feliz a mãe???

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.