quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estudantes ou desinteressantes?

"Contratar strippers para a Queima das Fitas do Porto é já uma tradição de alguns anos dos alunos de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)".
In Correio da Manhã

Vergonhoso. Pura e simplesmente.
Um país sem referências, sem valores, sem projecto. A juventude reflecte exactamente o país que somos.
Mas, atenção, já não falamos de adolescentes do secundário. São jovens universitários!!!
Gastam loucuras na Queima, rebolam alcoólicos, enxameiam as ruas de garrafas e de vestígios da alienação, têm à sua disposição milhares e milhares de preservativos, promovem show lésbico...
- Que futuro para um país onde os seus jovens, em vez de serem arautos de um mundo diferente, são expoentes de um capitalismo selvagem, banhando-se no lodo da vida?
- Que autoridade tem a sua luta contra o aumento de propinas quando despendem rios de dinheiro na Queima?
- Que solidariedade entre gente moça que, mesmo sabendo da dificuldade de muitos colegas para custear os seus estudos, se entretêm em farras caríssimas?
- Que de novo oferece esta geração ao país?

Que a juventude tem direito - e dever - de se divertir, isso ninguém de bom senso o negará. Que a juventude revele uma certa excentricidade, perfeitamente compreensível. Que a juventude seja rebelde (e rebeldia nada tem de má educação), é salutar.
Que se transforme a Queima numa taberna no que esta possa ter de mais soez, é lamentável, inqualificável.
E os paizinhos? Disse bem, paizinhos, porque se tivessem pais estes meninos não embarcariam em lodaçais deste género.

E mais esta. Já sei que nem todos gostarão, mas não é isso que me conduz.
Antigamente, a presença das jovens raparigas era um factor de moderação, de acalmia, de bom senso, de salutar brincadeira. Hoje - e perdoem-me por generalizar - elas são piores do que eles!!!
Acreditem. Ao desfeminalizar a mulher, todos ficamos a perder.

1 comentário:

  1. Concordo na maioria do seu depoemento. Estu completamente de acordo,no lodaçal em que as festas se tornaram! Tenho o mesmo sentido crítico, em relação às pessoas nas quais estes licenciados se vão tornar! Mas como lhe disse também fui estudante da academia,nunca entrei nestes exageros, no meu tempo as coisas eram mais comedidas, mais sérias! Perdeu-se é verdade, o sentimento da vergonha. Mas a culpa não é só dos pais,passo a dizer que a minha filha não vai,nem se compatibiliza,com as praxes académicas! A culpa é de quem deixa isto acontecer,os promotores de bebidas e outras coisas mais, e a regulamentação que não existe!
    Já morreram estudantes por causa desta "macacada"! Continuo a culpar quem de direito pode proibir os excessos. A Lei,que os governantes,não fazem!A falta dela.
    Paz e Amor, para que se possa trazer os velhos valores de volta!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.