segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sentir Deus

Nestes tempos de materialismo crescente, verificamos um ateísmo epidémico, que vai esvaziando a fé, sobretudo dos jovens numa idade pouco firme.
Para aqueles que são tentados pela dúvida da existência de Deus, aqui está um testemunho de fé, simples mas edificante.
Numa escola primária, a professora perguntou às crianças:
- Quem sabe explicar quem é Deus?
Um dos alunos levantou o braço e disse: ~
- Deus é o nosso Pai. Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela e nos fez como filhos d'Ele.
A professora, para obter mais respostas, perguntou:
- Como sabeis vós que Deus existe sem nunca o vermos?
Silêncio na sala. Pedro, um garoto tímido disse:
- A minha mãe disse-me que Deus é como o “açúcar” que ela põe todos os dias no meu leite. Eu não vejo o açúcar presente no leite, mas se ela o tira, fica sem sabor. Deus existe e está sempre no meio de nós, embora O não vejamos. Mas se Ele sair de nós, nossas vidas ficam sem sabor.
A professora sorriu e disse:
Muito bem, Pedro. Ensinei-vos muitas coisas mas o Pedro ensinou-me algo mais profundo do que o que eu sabia. Agora sei que Deus é o nosso “açúcar” e que está adoçando todos os dias a nossa vida.
Beijou-o e saiu emocionada com a resposta daquela criança.
O melhor conhecimento da existência de Deus não nos vem pelas teorias explicativas, mas sim porque sentimos a sua presença na nossa existência: pelas expressões de amor que adoçam a nossa vivência.
Mário Salgueirinho

2 comentários:

  1. Neste ano difícil, mas também de experiências únicas e edificantes,o desafio dos meus alunos para mim era: "Professora, prove-me que existe Deus!" Numa aula decidi levar um pacote de maltesers e disse-lhes: " Hoje trago Deus dentro da minha pasta." Chamei uma das alunas e disse-lhe para se virar para o quadro de olhos fechados e para depois, quando eu lhe dissesse, abrir a boca! Como os miúdos de hoje são destemidos, ela fê-lo sem qualquer receio. Coloquei-lhe o malteser na boca, enquanto o resto da turma estava em curiosidade crescente, e disse-lhe para continuar a tomar gosto de olhos fechados. Depois de o ter comido, mandei-a virar para os colegas e perguntei-lhe se tinha gostado! Ela respondeu que sim e eu completei: " Deus é assim e está assim. Deus é doce e quando aprendemos a saboreá-LO, dificilmente deixamos de gostar. Deus está nas coisas doces, no melhor da vida, no belo, numa simples flor..." Não sei se resultou ou não, sei que a turma ficou num silêncio surpreendente... A aluna a quem primeiro "mostrei Deus", no dia a seguir, na aula de Formação Cívica, pediu para mostrar Deus aos colegas que não têm Moral e quis ser ela a explicar o que eu tinha explicado no dia anterior aos que têm Moral.
    Ao ler esta postagem, lembrei-me logo desta experiência e, porque Deus é assim, quis partilhar... :)

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Eu não sabaria explicar tão bem como esta frase: "O melhor conhecimento da existência de Deus não nos vem pelas teorias explicativas, mas sim porque sentimos a sua presença na nossa existência: pelas expressões de amor que adoçam a nossa vivência."

    É muito bom senti_LO saber que está connosco!

    Céci

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.