sábado, 23 de maio de 2009

Na vida, os semáforos são importantes

Estavam na fila dois carros. O sinal estava vermelho. O carro de trás não liga ao sinal, faz uma manobra, muda de via, e ultrapassa o sinal vermelho. O outro espera pacientemente que o sinal passe a verde.
Não falo sequer das consequências para os outros e para si mesmo deste acto de transgressão...

Parece que na Igreja é admirado quem "passa os sinais vermelhos". Quem cumpre é antiquado, não compreende o mundo, é insensível, etc, etc.
Para muitos, a igreja devia ser "igrejas". Tantas quantos os interesses, as manias, as sensibilidades, as opções individuais, as conveniências... Então não teríamos a Igreja de Cristo, mas uma igreja de cada pessoa. No fundo, em que cada um fosse o salvador de si mesmo.
Ora que é isto senão a ditadura do relativismo? É bom, é verdadeiro, é fantástico o que me convém, vem ao encontro do que me interessa...

Acham que se Jesus Cristo fosse por este caminho teria ido parar à Cruz? Se ele fizesse a vontadinha a cada um, dissesse só o que as pessoas queriam ouvir, não desinstalasse comportamentos e opções vitais, ui, seria o maior. Foi assim que procedeu???

4 comentários:

  1. Eu também acho que sim, na Vida os semáforos são muito importantes,mas não podemos esquecer que tem 3 circulos de cores coloridas, o Verde, Amarelo e Vermelho. Livre a passagem, passagem prestes a fechar, e passagem impedida.

    Qual o circulo que está ligado?

    Céci

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post assim como do anterior. Na verdade, hoje em dia pouco se preocupam em agradecer e a respeitar os outros.
    MAS... há uma coisa que não percebo!
    Noutro dia estava no hospital na passagem de turno quando a propósito de um doente, uma enfermeira estava a inteirar a outra sobre a situação. Ora, em suma, o doente iria precisar que alguém da família lhe prestasse cuidados. Os 6 filhos não estavam disposto a isso. A esposa não conseguia sozinha! Então esse caso foi encaminhado para a assistente social. Entretanto, a enfermeira que estava a contar o caso disse:
    - "(...) a família (filhos) esperava que Deus fizesse um milagre, que o Sr. J. ainda voltasse a andar e a comer (...)".
    Ouvindo isto diz a outra:
    - "Porque é que Deus só faz milagres de especulo: põe cegos a ver, coxos a a andar... Porque é que ele não faz milagre, mais simples, sem envolver o espectáculo, tipo: transformar o coração das pessoas em bom! Esse seria o verdadeiro milagre!"
    Ouvi isto e fiquei a pensar... Porque ele não faz esses milagres? Questionei varias pessoas sobre isto, até alguns membros da igrejas... mas a resposta não me convenceu!
    Que pensam sobre isto?

    ResponderEliminar
  3. Bom pensamento...No entanto, muitas vezes caímos no erro de pensarmos que estamos a agir segundo a vontade da Igreja,de Deus e no fundo é a nossa própria vontade e não a de Deus nem da Igreja! Calma com o que dizem..porque a história do semáforo é mais complexa do que essas palavras escritas..

    ResponderEliminar
  4. Não pode haver muitas Igrejas, mas há que caminhar junto da verdade. E se não há movimentos de mudança rumo à Verdade, não teríamos tido um concílio vaticano II. Tenho pena que muitos sacerdotes prefiram o antigamente em que não se discutia nada, em que a Igreja mandava... tenho pena.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.