domingo, 10 de maio de 2009

Crisma em Tarouca





O senhor Vigário Geral da Diocese de Lamego, Cón. Dr. Joaquim Rebelo, deslocou-se a Tarouca neste domingo para crismar perto de três dezenas de jovens, sendo a esmagadora maioria desta comunidade.
Pelo que senti, pelo que ouvi e pelo que referiu o senhor Vigário Geral, tudo correu bem, felizmente.
Os jovens portaram-se à maneira. Estiveram muito bem. Serenos, participativos, felizes.
Na homilia, o senhor Cón. Joaquim Rebelo falou-lhes, a partir das leituras, da Semana da Vida, da urgência de aquecer com o amor as nossas acções e atitudes, do Espírito Santo, Dom de Deus, que sustenta o nosso "permanecer" em Cristo, do compromisso dos crismados na vida da comunidade eclesial. "Sois crismados hoje para viverdes como crismados sempre."
Os jovens animaram com os cânticos a assembleia, com o apoio de um grupo instrumental; introduziram o espírito da celebração; proclamam as leituras; participaram no cortejo das oferendas; expressaram a sua gratidão a Deus pelo dom da fé que o Espírito provoca e alimenta.
No fim da Eucaristia, o pároco, os seus catequistas e elementos do grupo de jovens felicitaram-nos pelo seu comportamento, empenho e participação. E todos lhes deixaram um desafio: participem! No coral, no grupo de jovens, nos escuteiros, no acolitado, no grupo sócio-caritativo, etc. Sois demasiado importantes para ficardes fora ou ao lado.
Terminada a celebração, os crismados ofereceram ao senhor Vigário Geral uma pequena oferta como sinal de gratidão pela sua presença.
Seguiu-se a entrega do diploma.
Como frisei na altura devida, senti-me feliz por este grupo do qual muito há a esperar. Todos os que trabalharam com eles ao longo destes dez anos de catequese os elogiaram. Eu também o fiz. Mas disse-lhes que os quero elogiar daqui a cinco, seis anos.... Sinal de que valera a pena o Crisma. Eu confio. Muito.
Um obrigado sincero aos seus catequitas - todos os que com eles trabalharam ao longo dos anos. Parabéns aos pais, pois muito pouco a catequese pode fazer sem o empenho continuado da família.
Obrigado à Laida, João Pedro, Rui e ao grupo instrumental pelo contributo indispensável à preparação e realização desta festa jovem.
A todos os que de uma forma ou de outra deram a sua ajuda, os meus parabéns.
Muito obrigado, senhor Vigário Geral. Pela presença tão humana e edificante, pela palavra clara que dirigiu, pelo incentivo, por nos fazer sentir Igreja. Bem-haja pela amizade, pela partilha, pela compreensão.

2 comentários:

  1. Peço desculpa mas foram mesmo 3 centenas de jovens?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela chamada de atenção.
    Foi um lapso meu.
    Já corrigi.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.