O espanhol José Manuel Vidal defende maior aposta numa linguagem clara, directa e mais sedutora
José Manuel Vidal, jornalista responsável pela informação religiosa do “El Mundo” e director de www.religiondigital.com, passou por Portugal para um encontro com jornalistas da área da informação religiosa, defendendo a necessidade de mudar o “chip” com que a Igreja aborda o mundo da comunicação.
“Isto significa modernizar-se, admitir as leis da comunicação que a Igreja não pode continuar a ignorar ou querer mudar, terá de submeter-se a elas”, assegura.
Na prática, José Manuel Vidal espera “Bispos prontos para responder a qualquer pergunta em qualquer altura, para transmitir mensagens claras, directas, sedutoras”.
Este responsável afirma que a oportunidade de entrar no mundo mediático tem sido oferecida à Igreja “quase por obrigação, porque tinha de ser assim”. As coisas mudaram e agora há necessidade de “fazer um esforço”.
“Para encontrar um espaço nos media é preciso ir à sua procura, ganha-lo, e para isso é necessário preparar-se e preparar pessoas que saibam comunicar, sem problemas, com naturalidade”, afirma.
O director de www.religiondigital.com, um espaço que roça os dois milhões de consultas por mês, diz que os próprios Bispos devem “gastar tempo com isto”, comparando o impacto que tem uma Nota ou um documento que implica um grande esforço na sua elaboração e só chega “a quem já está convencido”, ao impacto de uma mensagem “curta, agradável, directa” divulgada através dos novos meios de comunicação.
“Poderia chegar a milhares, a milhões de pessoas e é isso que é preciso fazer”, aponta.
In ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.