quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estudantes recorrem a crédito para pagar estudos

«Até Dezembro de 2008 tinham sido concedidos cerca de 5.500 empréstimos pelo sistema bancário ao abrigo do Sistema de Empréstimos a Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua», segundo fonte do gabinete de imprensa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O gabinete de imprensa do MCTES explicou, em comunicado, que o «sistema complementa os apoios directos do Estado através da Acção Social Escolar no Ensino Superior, o qual abrange cerca de 72 mil estudantes, visando a promoção do acesso ao Ensino Superior e melhorando as condições de frequência e conclusão dos cursos superiores».

Os presidentes das associações de estudantes dizem que este não é o caminho no actual contexto de crise que faz aumentar também as dificuldades dos universitários em custear os seus estudos. Para o presidente da associação de estudantes da Universidade da Beira Interior «os estudantes pedem um empréstimo bancário, mas depois como é que pagam o empréstimo se quando acabam o curso não têm trabalho?»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.